O Just a Change, associação sem fins lucrativos que há mais de uma década se dedica à reabilitação de casas de pessoas em condições precárias em Portugal, está a realizar um esforço solidário em várias regiões do país através do seu programa "Camp In". Durante os meses de verão, cerca de 450 voluntários, maioritariamente, estudantes universitários, estão a reabilitar casas em situação de pobreza habitacional em Portugal.
A participação neste projeto permite-lhe o contacto com zonas do país mais isoladas que não lhes são familiares e aumenta consideravelmente o seu conhecimento sobre a problemática da pobreza habitacional em Portugal. "Após a participação no programa, uma parte significativa afirma aumentar o seu sentido de utilidade para a sociedade. Por outro lado, a grande maioria das famílias afirma que o que mais as marca é a presença e o convívio com os voluntários", refere a associação, em comunicado.
As renovações abordaram problemas críticos como isolamento inadequado, humidade persistente e más condições de higiene, que podem afetar negativamente a saúde e o bem-estar dos moradores. "O trabalho do Just a Change visa reduzir esses riscos para promover ambientes seguros e saudáveis. Uma habitação digna é muitas vezes o ponto de partida para uma nova vida, e o Just a Change está comprometido em reconstruir vidas através da renovação habitacional", lê-se ainda.
De julho ao final de setembro, mais de 100 pessoas de 58 famílias terão a sua casa renovada de norte a sul do país.
Alguns exemplos de trabalhos a serem executados pelos voluntários do Just a Change:
Tondela (13 - 27 de agosto)
Em Tondela, duas habitações estão a passar por uma transformação completa, com reparações nos telhados, substituição de janelas e renovação de casas de banho e cozinhas. Quatro beneficiários, incluindo idosos, estão a colher os frutos destas melhorias, que estão a ser executadas com o auxílio de 15 voluntários.
Chamusca (20 de agosto - 03 de setembro)
Três habitações na área de Chamusca estão a passar por uma renovação substancial. Desde a renovação de cozinhas e casas de banho até à substituição de portas e janelas, cada habitação está a ser revitalizada para proporcionar um ambiente mais habitável. Três beneficiários estão a usufruir destas mudanças, graças ao esforço coletivo de 26 voluntários comprometidos com o bem-estar destas comunidades.
Torres Vedras (10 - 24 de setembro)
Três habitações em Torres Vedras estão a ser submetidas a uma renovação completa dos telhados, renovação de casas de banho e cozinhas, e pintura de fachadas. Com um foco especial nos idosos, quatro beneficiários estão a testemunhar uma mudança positiva nas suas casas e vidas, graças ao apoio de 27 voluntários.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta