Autarquia de Aveiro quer dar mais habitação social, casas a custos controlados e promover a reabilitação urbana.
Comentários: 0
Casas para arrendar em Aveiro
Foto de Egor Kunovsky no Pexels

A autarquia de Aveiro aprovou o Programa Municipal de Desenvolvimento Habitacional que vai ajudar a aumentar a oferta de casas por diversas vias. A ideia passa por dar mais casas sociais, habitação a custos controlados e ainda promover o desenvolvimento de residências universitárias de acordo com as necessidades do município de Aveiro.

O novo Programa Municipal de Desenvolvimento Habitacional foi aprovado na passada quinta-feira, dia 4 de abril, pelo Executivo Municipal e Aveiro. O objetivo passa por “dar resposta às tensões provocadas pela forte pressão da procura de habitação em relação à oferta, em múltiplas tipologias de alojamento (…), à existência de preços altos na compra e no arrendamento de habitação (…), situação que carece de intervenção com a utilização de diferentes instrumentos”, lê-se em comunicado publicado pela comunidade intermunicipal da Região de Aveiro.

Em concreto, este programa vai dar prioridade a áreas da habitação social, da habitação a custos controlados, do apoio ao alojamento por arrendamento, das residências universitárias e do apoio ao investimento.

Assim, estratégia para a área da Habitação da Câmara Municipal de Aveiro passa por concretizar 10 objetivos, como:

  • Recolocar casas vagas e degradadas no mercado de arrendamento;
  • Promover a manutenção da habitação;
  • Reabilitar imóveis existentes;
  • Criar soluções para os bairros e edifícios degredados ou em situação ilegal e/ou de marginalidade social;
  • Dar habitações sociais para alojamento de pessoas isoladas e carenciadas, em situação de risco social ou sem-abrigo:
  • Criar respostas para as necessidades de Residências Universitárias e do Alojamento Turístico;
  • Planear o desenvolvimento de áreas de expansão habitacional, promovendo maior acesso a habitação a custos controlados;
  • Criar espaços verdes e equipamentos desportivos e recreativos;

Além disso, o município de Aveiro quer aumentar “os laços de relações humanas através de iniciativas imateriais de envolvimento de vizinhança e participação na comunidade, nomeadamente em áreas residenciais marcadamente desprovidas desse tipo de vivência, promovendo a fixação e o rejuvenescimento populacional”, refere ainda o documento.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta