Futuro aeroporto Luís de Camões vai ser construído no Campo de Tiro de Alcochete e deverá estar concluído em 2034.
Comentários: 0
Construção de novo aeroporto de Lisboa
Getty images

O Governo está a avançar com o dossier do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL), tendo o Ministério das Infraestruturas e Habitação já iniciado diligências junto da ANA para arrancar com o processo para a construção do futuro aeroporto Luís de Camões, no Campo de Tiro de Alcochete.

Segundo o ECO, que cita fonte oficial do Ministério, as conversações incluem, entre outros temas, a flexibilização dos prazos previstos no contrato, com o objetivo de “antecipar a entrega da candidatura ao NAL” pela concessionária.

“Face à publicação da Resolução de Conselho de Ministros, o Governo encontra-se atualmente a promover diligências junto da concessionária para a concretização do teor da resolução, nomeadamente no que respeita ao teor do relatório inicial, bem como aos tempos de execução, cientes de que, dada a importância estratégica do desenvolvimento do NAL, se reconhece a importância da flexibilização dos prazos contratualmente previstos, tendo em vista antecipar a entrega da Candidatura ao NAL”, adiantou a mesma fonte, citada pela publicação. 

O contrato de concessão do NAL estipula que cabe ao concedente, o Estado, informar a concessionária de que pretende que esta elabore um Relatório Inicial (High Level Assumption Report) sobre o desenvolvimento da capacidade aeroportuária para Lisboa, tendo a ANA seis meses para elaborar o documento.  

Foi no dia 14 de maio, depois de 50 anos de estudos e análises, que se ficou a saber que estava, finalmente, escolhida a localização do NAL: Alcochete. O futuro aeroporto Luís de Camões deverá entrar em funcionamento em 2034, data após a qual deverá ser desmantelado o atual Humberto Delgado.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta