
Um edifício com quase 400 anos de história localizado no bairro lisboeta de Santos vai “renascer” como empreendimento turístico. Terá 33 apartamentos com tipologias T1 a T3, sendo que mais de metade das unidades já estão vendidas ou reservadas. Os preços variam entre 561.000 euros e 1.400.000 euros e os portugueses estão entre os principais compradores.
O Ando Living Santos House, que estará concluído no primeiro trimestre de 2025, é a próxima abertura da marca Ando Living em Portugal, que assim reforça a sua presença no país, onde foi fundada há cerca de seis anos. Trata-se de um imóvel com 3.750 metros quadrados (m2) de área total de construção distribuída por cinco pisos, revela a Ando Living em comunicado.
“Resulta da transformação de um edifício secular com uma história que remonta a 1648, quando o rei D. João IV ordenou a construção de um convento para abrigar os frades capuchinhos, recém-chegados da Bretanha, França. Passados quase 100 anos, ficou reduzido a cinzas num violento incêndio e, em 1851, foi erguido no local um novo edifício, sob a orientação de José António da Luz Robim, com as características típicas da época: grandes janelas, varandas de ferro forjado e uma impressionante fachada revestida a azulejos. Hoje o imóvel está classificado como património de interesse municipal”, lê-se na nota.

Segundo a marca de hospitalidade lifestyle, a renovação do edifício preserva o seu caráter original, realçando a fachada de azulejos e os tetos ornamentados com 3,5 metros de altura. Paralelamente, “incorpora as melhores técnicas de construção antissísmica, conforto térmico e acústico e eficiência energética”, assegura.
Os interiores do edifício, acrescenta a Ando Living, proporcionarão “a residentes e hóspedes a sofisticação e os serviços de um hotel de 5 estrelas com o conforto familiar de uma casa, num conceito de hospitalidade que procura atender aos requisitos de uma nova geração de viajantes, em trabalho ou lazer, que buscam estadias em espaços autênticos no coração da comunidade local”.

Muitos portugueses entre os investidores
Citada no documento, Manuela Luz, manager de vendas Portugal do Grupo Ando Living, revela que “o que está a chamar os investidores portugueses, e também de outras nacionalidades, é a possibilidade de investirem num dos bairros mais dinâmicos e vibrantes da capital e continuarem a operar num mercado turístico que é dos mais atrativos do mundo, mas onde existem atualmente fortes restrições no arrendamento de curta duração”.
"Todos os edifícios da Ando Living têm uma licença turística que permite aos proprietários operar o seu apartamento no mercado das estadias de curta, média e longa duração, com retornos que podem chegar aos 7%, ao mesmo tempo que podem usufruir dele o tempo que desejarem"
Manuela Luz, manager de vendas Portugal do Grupo Ando Living
“Todos os edifícios da Ando Living têm uma licença turística que permite aos proprietários operar o seu apartamento no mercado das estadias de curta, média e longa duração, com retornos que podem chegar aos 7%, ao mesmo tempo que podem usufruir dele o tempo que desejarem, de acordo com o modelo de gestão que escolherem”, conclui.
A Ando Living opera em Lisboa, Porto, Istambul (Turquia) e chegará em breve a Madrid (Espanha), tendo 700 unidades de alojamento sob gestão ou em desenvolvimento. Em Portugal, além de Lisboa, está também presente nas localidades alentejanas de Melides e Vila Viçosa.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta