Nos últimos 12 meses até agosto a variação média do índice de preços, excluindo a habitação, foi de 2,16%, confirma o INE.
Comentários: 0
Arrendar casa em Portugal está mais caro
Foto de Jose Francisco Fernandez Saura on Pexels

Agora é oficial. Em 2025, os senhorios podem aumentar o valor das rendas até 2,16%. Isto porque o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, esta quarta-feira (11 de setembro de 2024), que nos últimos 12 meses até agosto a variação média do índice de preços, excluindo a habitação, foi de 2,16%, sendo este o valor que serve de base ao coeficiente de atualização anual das rendas para o próximo ano, ao abrigo do Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU).

O valor efetivo de atualização das rendas tem agora de ser publicado em Diário da República até 30 de outubro. E só depois os senhorios poderão anunciar aos inquilinos o aumento da renda, sendo que a subida só poderá efetivamente ocorrer 30 dias depois deste aviso.

A taxa deste ano, para aplicar em 2025, representa um abrandamento face ao ano passado, quando se fixou em 6,94%.

Em 2024, o anterior Governo decidiu não impor um travão às rendas, como aconteceu em 2023, mas aprovou medidas para reforçar os apoios aos inquilinos.

Rendas das casas sobem 7,2% em agosto

Ainda de acordo com o INE, a variação homóloga das rendas de habitação por metro quadrado (m2) foi 7,2% em agosto, sendo ligeiramente superior à verificada em julho (7,1%).

“Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo a Madeira registado o aumento mais intenso (7,7%)”, lê-se no boletim do instituto. 

Segundo a mesma fonte, o valor médio das rendas de habitação por m2 registou uma variação mensal de 0,4%, à semelhança do que se verificou em julho. “As regiões com a variação mensal positiva mais elevada foram o Algarve e a Madeira (0,6%), não se tendo observado qualquer região com variação negativa do respetivo valor médio das rendas de habitação”, conclui o INE.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar