
A Autoridade Tributária (AT) avança com uma atualização automática do Valor Patrimonial Tributário (VPT) das casas de três em três anos, valor sobre o qual incide o IMI. Isto quer dizer que os imóveis que tiveram o VPT revisto em 2024 deverão sentir um agravamento do IMI a pagar este ano.
De acordo com o Código do IMI, o VPT das casas e outros prédios urbanos é sujeito a uma “atualização trienal automática” a partir do ano em que os imóveis são adquiridos. O que significa que houve imóveis a ver o seu VPT revisto em 2024, se a última atualização tiver sido feita em 2021. Esta atualização do valor patrimonial é realizada pelo Fisco independentemente de o proprietário pedir ou não a reavaliação do imóvel, escreve o ECO.
A atualização do valor dos imóveis realizada pela AT terá um reflexo direto no IMI a pagar durante 2025 (que diz respeito ao ano anterior), tanto na habitação como nos prédios de comércio, segundo calculou o mesmo jornal a partir na portaria que atualiza os coeficientes de desvalorização da moeda de acordo com a inflação:
- IMI na habitação: vai subir 9,75% em 2025 (no ano passado cresceu 6,75%).
- IMI de prédios de serviços, comércio e indústria: imposto aumenta 13% este ano (em 2024 o aumento foi de 9%).
Portanto, quem não beneficia da isenção deste imposto, deverá sentir um aumento do valor do IMI da casa. Por exemplo, quem tem uma casa e paga 500 euros de IMI vai sentir um aumento na fatura de cerca de 48 euros, passando para 548 euros (+9,8%) - isto se o município onde vive decidiu manter a taxa inalterada. O agravamento da fatura poderá ser atenuado para quem viver num dos 44 municípios que decidiram baixar a taxa de IMI em 2025.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta