Calendário do IMI

Pagar IMI em 2024: este é o calendário de pagamento do imposto

Quem é proprietário de uma habitação, terreno ou qualquer outro imóvel tem de estar atento aos prazos de pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI). O calendário de pagamentos do IMI arrancou em maio e pode arrastar-se até novembro. Tudo depende do montante de imposto a pagar.
Avaliação de terrenos

Fisco quer saber quanto valem os terrenos rústicos para atualizar IMI

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) quer saber quanto valem os terrenos em Portugal. E por isso mesmo lançou um concurso público para desenvolver um sistema informativo destinado à avaliação do património rústico, que deverá estar concluído em 2025. A ideia passa por realizar avaliações dos terrenos, dados que irão servir para atualizar o valor patrimonial tributário (VPT) utilizado para calcular o IMI.
Pagar IMI 2024

IMI 2024: qual é a taxa a pagar em cada município? Vê no mapa

A taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2024 já foi divulgada pela grande maioria dos 308 municípios portugueses. E há várias novidades. Desde logo, há mais municípios a cobrar a taxa mínima de IMI do que no ano passado (0,3%). E registou-se um total de 46 autarquias que decidiram mesmo descer o imposto este ano, com a maior queda a ser registada em Santo Tirso. Descobre qual é a taxa de IMI definida pelo teu município neste mapa preparado pelo idealista/news.
Pagar IMI

Atenção proprietários: IMI tem de ser pago mesmo sem carta do Fisco

Os proprietários começam a pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) este mês, tendo até final de maio para o fazer, quer seja a totalidade do imposto quer seja a primeira prestação. Há, no entanto, um detalhe importante a ter em conta: algumas notas de cobrança não estarão a ser enviadas a tempo e horas – por correio ou por via digital –, o que não serve de desculpa para não liquidar o imposto, pelo contrário.
IMI: um guia com tudo sobre notificações, prazos e modos de pagamento

IMI: um guia com tudo sobre notificações, prazos e modos de pagamento

Comprar casa significa também pagar uma série de impostos. Um dos que fica para a vida é mesmo o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Este ano, as notificações para pagar o imposto já começaram a ser enviadas e o pagamento – da sua totalidade ou da primeira prestação - deverá ser efetuado até dia 31 de maio.
IMI acima de 100 euros poderá ser pago em três prestações em 2019

IMI acima de 100 euros poderá ser pago em três prestações em 2019

Quem paga mais de 100 euros de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) passará a poder liquidá-lo em três prestações em 2019. Quer isto dizer que o Governo propõe reduzir de 250 para 100 euros o montante que tem de ser saldado de uma só vez. A cobrança acontecerá também mais tarde, em maio em vez de abril.

IMI dá mais de 550 milhões ao Estado

Termina no próximo dia 30 de novembro a última fase para o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) correspondente a 2015. No total, a Autoridade Tributária (AT) espera encaixar mais de 550 milhões de euros com esta receita fiscal.
IMI: Fisco lança o caos nos senhorios com rendas antigas

IMI: Fisco lança o caos nos senhorios com rendas antigas

Os senhorios com rendas antigas (anteriores a 1990 no caso do arrendamento habitacional) que pediram às Finanças para ficarem abrangidos pelo regime especial que lhes permite pagar menos Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) estão a ser confrontados com notificações das próprias Finanças que estão a gerar a confusão.
imóveis avaliados em 2013 também podem pagar mais imi

imóveis avaliados em 2013 também podem pagar mais imi

nem todos os proprietários cujos imóveis não sejam reavaliados até ao final do ano, no âmbito do processo de avaliação geral de imóveis em curso, ficam à partida com a garantia de não virem a ser tributados em 2013 como se já tivessem o seu valor patrimonial tributário (vpt) actualizado.
centro histórico de évora pode ficar isento de imi

centro histórico de évora pode ficar isento de imi

a assembleia da república recomendou ao governo a adopção de “medidas necessárias ao reconhecimento da isenção de imposto municipal sobre imóveis (imi) aos prédios situados no centro histórico de évora”, à semelhança do que acontece em zonas classificadas como património da humanidade, tais como por