
O fascínio pelo antigo e pelo histórico é comum a muitas pessoas. E quando falamos em imobiliário, em algumas zonas é fundamental preservar a traça antiga, mesmo nas construções mais recentes e ainda que essas características convivam harmoniosamente com o contemporâneo.
Por exemplo, se vives ou pelo menos já visitaste as cidades de Lisboa e Porto, consegues perceber que há determinados detalhes arquitetónicos que caracterizam estas cidades, como azulejos nas fachadas, gradeamentos artísticos nas varandas e portas e janelas em madeira.
No Alentejo, todos nós conhecemos as famosas casas brancas com barras a amarelo ou azul em baixo, assim como ao redor das janelas e portas. Já no Algarve, além de ter casas muito semelhantes ao Alentejo, destaque para as incomparáveis chaminés algarvias.
Estas características são importantes preservar, pois fazem parte da identidade de uma localidade ou região. Por isso, o Idealista apresenta-te, ao longo deste artigo, algumas casas de nova construção que merecem ser destacadas e que nos levam a viajar no tempo com uma traça mais histórica.
Como as construções novas preservam o histórico

Grande parte dos mais recentes projetos residenciais tentam respeitar o contexto urbanístico e histórico da zona em que se inserem, alinhando as suas proporções com os edifícios adjacentes e alinhando as alturas e fachadas.
Importa também, como mencionámos anteriormente a respeito das duas maiores cidades do país, incorporar elementos arquitetónicos históricos como azulejos decorativos, madeira trabalhada nas janelas e porta, assim como gradeamentos em ferro forjado, mantendo a estética da região.
Casa nova com traça antiga à venda
Fusão entre traça antiga e contemporaneidade

Para sermos mais específicos, vamos especificar como esta fusão pode acontecer.
Elementos clássicos integrados com o design moderno
Vamos por partes. No que respeita a elementos arquitetónicos clássicos, podemos destacar janelas em arco, molduras ornamentadas, colunas ou azulejos. Já no design moderno, encontramos linhas mais limpas, materiais como aço e vidro e espaços amplos.
Nas casas de nova construção que respeitam a traça antiga verificamos a junção de ambos os estilos. Por exemplo, a inclusão de azulejos tradicionais em interiores modernos ou, simplesmente, molduras detalhadas ao redor das janelas e portas numa fachada que nos fazem lembrar um pouco as entradas das casas nos nossos avós. Fora esses detalhes, os restantes elementos são até bastante minimalistas.
Casa nova à venda com elementos clássicos
Vantagens estéticas desta fusão
Ao combinar o design contemporâneo das novas construções com os detalhes clássicos e históricos, assistimos à preservação cultural de uma região ou localidade e ao enriquecimento da estética dos edifícios.
O melhor de dois mundos fica, assim, visível no equilíbrio conseguido entre modernização e herança histórica em espaços que estão na vanguarda e são, ao mesmo tempo, eternos.
Casa à venda com fusão de estilos
Decoração “vintage” em interiores modernos e confortáveis

Também nos interiores conseguimos adaptar o “novo” ao mais “clássico”. Ou seja, se és apreciador/a da decoração vintage, podes perfeitamente integrá-la numa casa nova, possibilitando-te a usufruir de todo o conforto que as habitações novas podem oferecer, mas com o charme de um estilo mais clássico.
Se precisas de ideias, conseguimos arranjar-te algumas. Por exemplo, podes colocar um sofá de couro ou uma poltrona de veludo junto de uma mesinha de centro minimalista, usar luminárias vintage com sistemas de iluminação inteligente e luzes LED ou, também, juntar no mesmo espaço e de forma harmoniosa armários de madeira trabalhada com eletrodomésticos de última geração.
Com esta união, vais conseguir aproveitar o melhor que a vida moderna tem para oferecer, sem abrir mão do charme do estilo clássico e histórico.
Casa nova à venda com decoração vintage
Reabilitação urbana: edificar o futuro e preservar o passado

Estas novas construções residenciais estão a contribuir para a reabilitação de espaços urbanos, trazendo-lhes um pouco de modernidade e habitações novas, enquanto, ao mesmo tempo, preservam as suas características históricas e a sua identidade.
Os edifícios são recuperados e os espaços públicos revitalizados, com todo o cuidado para não descaracterizar os bairros onde se inserem, mas renovando-os com construções que incluem tecnologias sustentáveis e novas comodidades que vão ao encontro das exigências atuais da vida moderna.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta