A procura de uma casa nova, embora seja sempre muito empolgante, levanta vários desafios e dúvidas. Isto acontece quer estejas a pensar comprar casa sozinho ou em casal. Mas se o que procuras é um casa de nova construção onde habitem e convivam várias gerações no mesmo espaço, então, certamente, o teu desafio será maior, pois o imóvel terá de atender a diversas necessidades.
É para te ajudar nesta fase que decidimos dar-te umas luzes sobre como, o quê e por onde começares a procurar a nova casa que te irá acolher e ti e à tua família. No Idealista tem várias opções de casas de nova construção desde 185 mil euros.
Escolhe a tipologia adequada
Se várias gerações vão habitar no mesmo espaço, sejam crianças, adolescentes, jovens adultos, adultos de meia idade ou idosos, e consoante o número total de pessoas, terás de procurar a casa com a tipologia mais adequada, seja T3, T4, T5 ou mais.
Relativamente ao tipo de casa, o que te aconselhamos é que optes por uma moradia, seja isolada ou geminada, ou um apartamento duplex. E porque não, uma penthouse? Estas são as nossas sugestões, pois são imóveis mais generosos em termos de espaço e privacidade, mas tudo irá depender das necessidades da tua família e do vosso orçamento.
Benefícios e desafios das casas multigeracionais
Quando vives na mesma casa que os teus pais e filhos e, por vezes, até avós ou tios, há que saber gerir o dia a dia de cada geração de modo a que todos tenham qualidade de vida. E, embora essa tarefa seja levada a cabo de forma eficaz e tenha vários benefícios, é inevitável que também encontres algumas desvantagens. No entanto, tudo tem solução.
Vantagens
- Espírito de entreajuda: ao contrário da maioria das famílias em que os filhos adultos e os pais vivem em diferentes casas e, em alguns casos, a solidão e a falta de apoio podem ser problemas grandes, em lares onde habitam várias gerações isso não se aplica. Nestas casas, os mais velhos têm sempre familiares próximo de si para ajudar no que for preciso, assim como eles mesmos também ajudam os filhos no processo de criar e educar os netos.
- Sentimento de inclusão e proteção: este é mais um benefício bilateral. Ou seja, beneficia tanto as gerações mais novas como as mais velhas. Ao partilhar casa com familiares de gerações diferentes, crianças e adolescentes vão crescer com um sentimento de segurança e apoio, enquanto se sentem amadas e têm o exemplo de várias figuras parentais que serão essenciais ao seu desenvolvimento enquanto pessoas. Além disso, este tipo de vivência multigeracional também combate o isolamento dos idosos, algo que é tão preocupante na nossa sociedade.
- Fortalecimento dos vínculos familiares: a convivência entre diferentes gerações dentro de uma mesma família vai ajudar a fortalecer os laços afetivos, onde a sabedoria e tradições dos mais velhos são passadas aos mais novos e os mais novos partilham igualmente outros saberes aos mais velhos e os ajudam naquilo que precisam, criando memórias eternas.
Desvantagens
- Choque na rotina diária: quando diferentes idades se juntam numa casa, pode haver um choque ao tentar encontrar uma compatibilidade de hábitos e rotinas. Todos sabemos que vamos tendo diferentes necessidades ao longo da vida e a nossa rotina hoje não é a mesma que a dos nossos filhos, pais ou avós. Esse choque pode levar a alguns atritos familiares, mas para evitar isso, aconselhamos-te a que, desde logo, negoceiem algumas normas e, até mesmo, horários, para que cada um possa levar a sua vida sem incomodar nem ser incomodado.
- Menor privacidade: quanto mais gente num lar, menos privacidade teremos. Isso é certo. Por esse motivo, é tão importante escolheres a casa ideal. Muitas das casas de nova construção têm já um design inteligente que podem resolver essa falta de privacidade, como suítes independentes e espaços multifuncionais que permitem a sua utilização para vários fins, como estudo, trabalho ou lazer.
- Desentendimentos familiares: é normal que, quanto mais tempo passamos com os nossos familiares, mais probabilidade haja de existir alguns desentendimentos. Vivermos com outras pessoas exige um crescimento pessoal constante, sabendo dialogar e resolver os nossos desentendimentos para que o convívio diário possa ser o mais saudável possível.
Soluções habitacionais que facilitam a individualidade
De modo a facilitar o dia a dia destas famílias e oferecer uma resolução eficaz para os desafios que referimos anteriormente, as casas de nova construção já oferecem soluções como as que vamos ver em seguida.
- Suítes: as suítes são excelentes soluções que garantem o respeito pela privacidade e individualidade. E as casas novas estão cada vez mais a apostar nelas. Podemos hoje encontrar várias novas habitações com uma casa de banho social e várias outras integradas em quartos, formando suítes e oferecendo mais privacidade aos membros da casa.
- Áreas comuns amplas: se vais comprar uma casa nova para viveres com vários familiares e diferentes gerações, é importante que tenhas atenção às dimensões das zonas comuns. Importa que sejam amplas e espaçosas para que, mesmo nos momentos de convívio, cada um sinta que não tem o seu espaço invadido.
- Zonas exteriores: o espaço numa casa nunca é demais. E se ela tiver uma área exterior, melhor ainda. Sejam simples varandas, terraços ou jardins, acredita que optares por uma casa com zona exterior será uma decisão que agradará a toda a família.
- Soluções de acessibilidade para mobilidade reduzida: se tiveres idosos com mobilidade reduzida no teu agregado familiar, será importante que procures opções de imóveis adaptados a estes familiares, ou seja, que tenham rampas de acesso, casas de banho adaptadas e corredores amplos que permitam a passagem de cadeiras de rodas.
Impacto financeiro postivo de viver numa casa multigeracional
Além dos benefícios já referidos, importa destacar algo muito importante para toda a família, que é a vantagem financeira de partilhar casa e custos de manutenção com outros familiares. A possibilidade de dividir contas, como a prestação mensal da casa e de condomínio, assim como as contas de eletricidade, água e internet é uma ajuda enorme para todos.
E não são só os encargos do dia a dia que são divididos, os custos de manutenção e futuras remodelações podem também ser distribuídos por todos os residentes (claro que não estamos a incluir os menores), reduzindo o peso financeiro que cabe a cada um.
Aqui podes encontrar a casa nova de sonho para toda a família
- Cascais e Estoril
- Quarteira
- Canidelo
- Santa Marinha e São Pedro da Afurada
- Lagos
- Matosinhos
- Glória e Vera Cruz
- Tavira
- Castelo da Maia
- Faro
- Gulpilhares e Valadares
- Alcochete
- Ramalde
- Amora
- Alcabideche
- Fernão Ferro
- Celeirós
- Leiria
- Madalena
- Montijo e Afonsoeiro
- Montenegro
- Ericeira
- Aldoar
- Póvoa de Varzim
- Marvila
- Avenidas Novas
- Alverca do Ribatejo e Sobralinho
- Perafita
- Árvore
- Pinhal Novo
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta