
Neste início de ano dizemos adeus ao tradicional e olá ao estilo moderno. As novas construções no imobiliário revelam uma tendência mais inovadora e contemporânea, deixando para trás as expressões arquitetónicas e o design das primeiras décadas do século XXI.
Queres comprar uma nova casa repleta de modernidade a partir de 65 mil euros? Conhece agora as principais características deste tipo de habitação e deixa-te apaixonar.
Materiais de construção: modernidade desde a raiz

Nas casas novas é cada vez mais evidente o uso de determinados materiais de construção que conferem um toque moderno e, ao mesmo tempo, sustentável, tais como madeiras naturais e claras, o concreto e o metal, assim como o vidro.
Relativamente ao vidro, este é um elemento que, quando usado em amplas janelas e portas confere amplitude à fachada do edifício e maximiza a entrada de luz natural no espaço, sendo um excelente material a usar nas construções mais modernas.
Design de interiores contemporâneo

O novo estilo de design de interiores revela algumas características interessantes que vamos explorar em seguida.
Plantas abertas
Uma tendência clara nas casas de nova construção são as plantas abertas, ou seja, os chamados open-spaces. Esta característica promove a convivência familiar, em espaços onde não existem paredes divisórias e conectam salas e cozinhas, tornando igualmente o ambiente mais espaçoso.
Conexão com o exterior
Assistimos também à maior interligação e harmonia entre o interior e o exterior, com os espaços exteriores como jardins, terraços ou simples varandas a funcionarem como extensões dos espaços internos da casa.
Espaços funcionais com um toque de elegância

O novo design de interiores tem a praticidade como um elemento central. Isto é, cada espaço dentro de uma habitação deve ser funcional, de modo a facilitar o dia a dia dos seus residentes.
E este funcionalismo consegue-se através de áreas amplas e móveis colocados estrategicamente de forma a otimizar os espaços. No entanto, isto não tem de ser antónimo de elegância. Muito pelo contrário, a elegância está cada vez mais presente nos interiores destas casas de nova construção.
Exemplo disso são as cozinhas com eletrodomésticos embutidos que ajudam a economizar espaço, mas também as casas de banho com iluminação LED incorporada nos espelhos modernos de grandes dimensões.
Fachadas de cores neutras e linhas retas

Seguindo um modelo minimalista, as tendências de cores para as casas novas e com um toque de modernidade refletem-se em tons neutros, como os brancos, cinzas claros, beges, mas também, por outro lado, a terracota e, em alguns elementos, o preto.
Já no que respeita à arquitetura nas fachadas dos edifícios novos, esta caracteriza-se por formas geométricas mais limpas, em contraste com as ornamentadas da arquitetura mais tradicional.
Integração com o ambiente natural

Sobretudo nos meios urbanos, onde o contacto com a natureza é bastante inferior em comparação com as zonas mais rurais, as construções mais recentes têm dado prioridade à conexão com o exterior.
Isto é evidente na existência de varandas, terraços e jardins, mas também na decoração dos mesmos, com elementos naturais como pedras e madeiras, com iluminação LED e com a integração de plantas nativas e jardins verticais, no caso dos espaços mais pequenos.
Descobre já a tua nova e moderna casa de sonho
- Lagos
- Canidelo
- Cedofeita
- São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
- Matosinhos e Leça da Palmeira
- Paranhos
- Mafamude e Vilar do Paraíso
- Portimão
- Santa Marinha e São Pedro da Afurada
- São Martinho
- Bonfim
- Campanhã
- Ramalde
- Glória e Vera Cruz
- Quelfes
- Cascais e Estoril
- Olhão
- Estrela
- Águas Santas
- Montijo e Afonsoeiro
- Covilhã e Canhoso
- Faro
- Quarteira
- Madalena
- Vila Nova de Famalicão e Calendário
- Armação de Pêra
- Conceição e Cabanas de Tavira
- Marinha Grande
- Marvila
- Alvalade
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta