Espera-se que as preferências das novas gerações passem a ter um papel determinante nas decisões de compra.
Comentários: 0
luxo
Freepik

Crescente mobilidade de indivíduos com elevado património financeiro, transferência intergeracional de riqueza no valor de 80 mil milhões de euros e o impacto que as classificações das "Melhores Cidades para Viver" têm nos valores das propriedades e na oferta de imóveis disponíveis numa cidade. Estas são algumas tendências emergentes e desenvolvimentos-chave que irão ditar o panorama global do mercado imobiliário de luxo no próximo ano, segundo a Portugal Sotheby’s International Realty, que divulgou recentemente o seu relatório anual Luxury Outlook 2025. Mas há mais. O perfil dos compradores também está a mudar. Millennials estão a entrar no mercado de luxo e as mulheres a ganhar relevância.

Segundo o relatório, o mercado imobiliário de luxo global continua a revelar sinais de resiliência, com uma estabilização gradual da oferta em locais premium. Em Portugal, a procura permanece elevada, impulsionada por investidores internacionais e nacionais. Em 2024, a Sotheby’s International Realty registou um crescimento de 20% no volume de transações, com um preço médio de venda de 1.030.269 euros. Lisboa, Porto, Algarve, Madeira e a região de Melides/Comporta/Tróia continuam a liderar o interesse dos compradores.

Novos perfis de compradores

A transferência intergeracional de património está a redefinir o perfil do comprador de luxo. Até 2045, cerca de 80 mil milhões de euros serão transferidos da Geração Silenciosa e dos Baby Boomers “para as contas bancárias dos seus filhos e netos”. Em resposta, o mercado de luxo está a adaptar-se para refletir os gostos e as preferências das gerações mais jovens.

Outro fator em destaque é a crescente presença feminina no mercado imobiliário de luxo. Estima-se que, até 2030, as mulheres detenham cerca de 33 mil milhões de euros, representando aproximadamente 38% de todos os ativos investidos nos Estados Unidos. Dados referentes ao relatório do Bank of America Institute (março de 2024) indicam que a próxima transferência intergeracional de riqueza "contribuirá para que as mulheres controlem mais riqueza do que nunca".

A mobilidade de indivíduos com grande património também tem vindo a alterar o mapa global dos investimentos imobiliários. Em 2024, cerca de 128.000 milionários mudaram de país, com Portugal a receber 800 novos residentes desta categoria, reforçando a sua posição como um destino atrativo para investidores de alto valor.

Paralelamente, o conceito de branded residences está a ganhar terreno. Desde 2020, mais de 84 novos empreendimentos deste tipo foram lançados globalmente, refletindo a crescente procura por serviços personalizados e experiências exclusivas.

O Luxury Outlook 2025 da Sotheby’s International Realty confirma que Portugal se mantém como um dos mercados emergentes mais interessantes para investimento imobiliário de luxo, beneficiando de estabilidade económica, segurança e qualidade de vida.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta