Presidente da APFIPP quer continuar a trabalhar com Governo para tornar investimento renda acessível mais atrativo para fundos.
Comentários: 0
Fundos imobiliários investem em renda acessível
Freepik

A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) já havia iniciado conversações com o antigo Executivo da AD sobre a simplificação da entrada de fundos de investimento imobiliário no mercado de arrendamento acessível. Agora, espera continuar este trabalho com o novo Governo que deverá voltar a ser liderado por Luís Montenegro.

Um dos pontos que constam no programa da AD na área da habitação passa por atrair os privados para construir mais casas, nomeadamente a preços acessíveis, para ajudar a resolver a crise de acesso à habitação instalada no país. E esta medida do partido que venceu as eleições legislativas de 18 de maio vai ao encontro das ideias que defende a associação que representa os fundos de investimento em Portugal.

No que diz respeito aos fundos imobiliários, “seria importante abrir a possibilidade de haver investimento imobiliário das nossas associadas na habitação acessível, porque são necessários incentivos. Por exemplo, a maior parte dos nossos fundos tem investido em comércio e indústria e pouco em habitação, principalmente em habitação acessível, que é uma grande necessidade que existe no país”, explica João Pratas, presidente da APFIPP, em declarações ao Jornal de Negócios.

E aponta um “problema técnico” que é preciso, desde logo, resolver. “Tem que ver com a criação de condições para que os fundos de investimento e os fundos de pensões possam ter um regime equivalente aos particulares que investem em renda acessível, que têm, no fundo, um ‘cap’ das rendas, mas depois têm a isenção de imposto. Já houve uma aproximação, mas não foi suficiente”, refere João Pratas, dizendo ainda que é necessário haver uma revisão do regime do arrendamento habitacional, das regras de licenciamento e áreas mínimas de construção.

Depois de ter sentido abertura do anterior Governo para encontrar soluções que tornem o investimento em habitação acessível mais atrativo para fundos imobiliários, o presidente da APFIPP vê “de forma positiva” e “animadora” os resultados das legislativas “na perspetiva de continuar a trabalhar estes temas” com o novo Governo da AD, cita o mesmo jornal.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta