Carregamento de elétricos: (muitos) prédios sem potência suficiente

Mesmo obrigatórios, carregadores enfrentam limitações da rede elétrica em muitos edifícios.
carregar elétricos
Freepik

Apesar de ser obrigatório, desde 2010, que todos os novos edifícios com garagem estejam preparados para o carregamento de carros elétricos, na prática, a rede elétrica nem sempre permite cumprir essa exigência. A falta de potência e a ausência de postos de transformação continuam a dificultar o carregamento de veículos nas garagens de muitos prédios.

A instalação de carregadores em edifícios novos nem sempre é simples. O arquiteto João de Sousa Rodolfo, em declarações ao Expresso, destaca o caso da urbanização Oeiras Golf, na zona de Lisboa, onde foi necessário instalar um posto de transformação adicional. “As casas com carros elétricos exigem mais potência. Só com a passagem de alta para baixa tensão é possível garantir o fornecimento necessário”, explica.

Publicidade

A potência contratada nas habitações portuguesas é, em muitos casos, insuficiente. A maioria das casas tem cerca de 6,9 kVA, mas o carregamento de um automóvel pode exigir mais de 10 kVA. “Isto obriga à instalação de postos de transformação, com custos que rondam os 40 mil euros por urbanização”, refere o arquiteto.

A lei permite que qualquer condómino instale um ponto de carregamento. Desde que tenha garagem, o morador pode avançar com a instalação após notificar a administração do condomínio. No entanto, os custos – entre reforço da cablagem, novos quadros elétricos e wallbox – ficam a seu cargo, e podem ultrapassar os 5 mil euros por fração.

Prédios mais antigos enfrentam ainda maiores dificuldades. Nesses casos, a infraestrutura elétrica existente pode não suportar o carregamento de veículos, obrigando à criação de uma nova rede elétrica dedicada à garagem. “Há situações em que é preciso pedir uma nova linha de baixa tensão à fornecedora de energia, o que pode custar até 15 mil euros”, afirma Carlos Rodrigues, empreiteiro na região do Douro Sul.

A solução mais prática é a instalação de uma wallbox. Este carregador de parede permite ajustar a carga à capacidade da rede e acelera o carregamento. Segundo o Automóvel Club de Portugal, esta é a melhor opção para quem pretende carregar o carro em casa com segurança e eficiência.

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.