
Os cinco sentidos desempenham um papel fundamental no nosso processamento emocional, na aprendizagem mas vão mais além do que possas pensar. De facto, quer estejas consciente disso ou não, cada um de nós faz compras de forma emocional e justifica-as racionalmente.
Se estás à procura de destacar a tua casa no mercado imobiliário, considera usar os 5 sentidos - tato, visão, audição, olfato e paladar. Confuso? A explicação está no marketing sensorial.
O que é o marketing sensorial e para que serve?

O marketing sensorial é uma técnica que procura gerar valor a partir de emoções e comportamentos, de forma a criar uma associação positiva e gerar maior reconhecimento da marca/produto.
O marketing sensorial permite potenciar boas experiências ao consumidor. No contexto imobiliário, a ligação emocional entre os imóveis e os potenciais compradores é um dos passos mais importante na venda de uma casa.
Vantagens do marketing sensorial
Esta técnica tem como objetivo criar conexão com o cliente, favorecendo sensações, sentimentos e experiências que se associam a um produto, neste caso, imóvel. Estas são algumas vantagens a ter em conta:
- Criar vínculo emocional com o potencial cliente;
- Explorar o imóvel para além do óbvio;
- Estimular o desejo de compra;
- Fidelizar os clientes: quando um cliente confia num consultor imobiliário/ agência acaba por 'passar a palavra';
- Criar uma identidade para a marca: distinção pelos padrões de serviço e qualidade que se distinguem dos concorrentes;
Usar os 5 sentidos para vender uma casa

Para conquistar a confiança de um potencial cliente é importante fazê-lo sentir-se em casa, através de experiências únicas e genuínas. E como podes fazê-lo?
"Os olhos também compram"
- Considera a possibilidade de contratar um serviço de home staging (irá mostrar o potencial máximo da tua casa);
- Limpa organiza a casa;
- Garante que mostras a casa no momento de maior exposição solar;
- Móveis e decoração bem escolhidos podem ajudar a criar uma atmosfera acolhedora e convidativa, tornando a casa mais atraente para os compradores;
- Lembra-te de retirar todas as decorações que possam ser consideradas demasiado pessoais;
Dar ouvidos ao ambiente

- Coloca uma música acolhedora a tocar. Há muitas listas de reprodução disponíveis online;
- Ouve o que agente imobiliário tem para te dizer atentamente;
- Evita visitas em dias que sabes que há obras ou em horas de ponta que possam gerar ruídos indesejados.
Cheiros são memórias
- Areja a propriedade antes da visita;
- Evita odores fortes que possam vir com a humidade, comida, tabaco;
- Podes usar ambientadores e paus de incenso com cheiro neutro ou suave;
Degustação durante a visita

- Coloca uns salgados ou bolachas;
- Podes também colocar alguns produtos regionais que valorizem a zona do imóvel;
- Tem à disposição água, café e/ou chá.
Estes pequenos gestos de cordialidade aproximam as pessoas e acalmam sentimentos de ansiedade. Isto fortalece a relação agente-comprador e cria uma experiência agradável para todos.
Sentir cada canto como seu
- Usa vários tipo de têxteis e texturas: é importante conseguires atrair todo o tipo de comprador, e podes despertar este sentido usando para isso uma mistura de diferentes tecidos que se complementem, sem chocar;
- Cria várias camadas: as camadas ajudam a criar interesse visual e podes abordar cada espaço de forma diferente.
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