
Se procuras uma casa para comprar, certamente já reparaste que em alguns anúncios, em vez de agendares uma visita dita "normal", há casos em que na descrição encontras a informação de "casa aberta" numa determinada data, dentro de um horário.
Esta é uma nova técnica que tem vindo a ganhar força no mercado imobiliário em que, resumidamente, o imóvel à venda se encontra disponível para receber quantas visitas couberem num determinado intervalo de tempo.
"Open house" ou casa aberta: o que significa na prática?
Trata-se de uma técnica de marketing imobiliário, que teve origem no início do séc. XX nos Estados Unidos, onde o proprietário da casa e o agente imobiliário dão a conhecer a casa ao maior número de pessoas possível no mais curto espaço de tempo.
Ou seja, os clientes interessados no imóvel podem visitá-lo num período horário pré-definido, na data anunciada. Este tipo de evento costuma ser bastante informal e o agente imobiliário costuma disponibilizar algumas informações sobre a casa à venda.
No decorrer do evento, o consultor irá esclarecer todas as dúvidas relacionadas com o imóvel e anotar as informações de contacto dos potenciais compradores.
Como organizar uma casa aberta: dicas essenciais

Ainda que possa parecer simples, organizar uma casa aberta, exige preparação antecipada para que tudo corra pelo melhor. Deves ter em conta alguns detalhes:
- Anunciar o evento com antecedência e apostar na sua divulgação através dos canais de comunicação relevantes (email, redes sociais...);
- Escolher o dia e hora tendo em conta a época do ano (evitar dias de semana ou horário laboral);
- Fazer uma boa preparação para responder com facilidade a perguntas que possam surgir sobre o imóvel e sobre as redondezas;
- Ter disponíveis todos os documentos do imóvel;
- Organizar e limpar o espaço;
- (Opcional) Preparar alguns aperitivos e bebidas;
- Colocar um cartaz à frente da casa;
- Ter uma estimativa prévia do valor de avaliação do imóvel.
Idealmente, e para deixar os potenciais compradores mais à vontade, os proprietários não devem estar na casa no momento em que se realiza o 'open house'.
Casa aberta: prós e contras a ter em conta

Apesar desta estratégia ter grande potencial para atrair possíveis compradores, nem tudo são vantagens. Por isso, antes de optares por esta técnica, deves estar informado sobre tudo o que engloba.
Vantagens de uma casa aberta
- Mais visibilidade;
- Possível aumento do número de ofertas;
- Realização de várias visitas num só dia;
- Maior possibilidade de venda.
Desvantagens desta técnica
- Visitas à casa apenas por curiosidade, sem interesse real na compra;
- Logística associada à preparação e realização do 'open house';
- Os potenciais compradores podem sentir pressão para fazer uma oferta;
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