Descobre a técnica que pode pôr a tua casa no radar dos compradores certos, no momento certo e fechar negócio.
Comentários: 0
open house
Créditos: Pexels

Se procuras uma casa para comprar, certamente já reparaste que em alguns anúncios, em vez de agendares uma visita dita "normal", há casos em que na descrição encontras a informação de "casa aberta" numa determinada data, dentro de um horário. 

Esta é uma nova técnica que tem vindo a ganhar força no mercado imobiliário em que, resumidamente, o imóvel à venda se encontra disponível para receber quantas visitas couberem num determinado intervalo de tempo.

"Open house" ou casa aberta: o que significa na prática?

Trata-se de uma técnica de marketing imobiliário, que teve origem no início do séc. XX nos Estados Unidos, onde o proprietário da casa e o agente imobiliário dão a conhecer a casa ao maior número de pessoas possível no mais curto espaço de tempo.

Ou seja, os clientes interessados no imóvel podem visitá-lo num período horário pré-definido, na data anunciada. Este tipo de evento costuma ser bastante informal e o agente imobiliário costuma disponibilizar algumas informações sobre a casa à venda.

No decorrer do evento, o consultor irá esclarecer todas as dúvidas relacionadas com o imóvel e anotar as informações de contacto dos potenciais compradores.

Como organizar uma casa aberta: dicas essenciais

comprar casa
Créditos: Pexels

Ainda que possa parecer simples, organizar uma casa aberta, exige preparação antecipada para que tudo corra pelo melhor. Deves ter em conta alguns detalhes:

  • Anunciar o evento com antecedência e apostar na sua divulgação através dos canais de comunicação relevantes (email, redes sociais...);
  • Escolher o dia e hora tendo em conta a época do ano (evitar dias de semana ou horário laboral);
  • Fazer uma boa preparação para responder com facilidade a perguntas que possam surgir sobre o imóvel e sobre as redondezas;
  • Ter disponíveis todos os documentos do imóvel;
  • Organizar e limpar o espaço;
  • (Opcional) Preparar alguns aperitivos e bebidas;
  • Colocar um cartaz à frente da casa;
  • Ter uma estimativa prévia do valor de avaliação do imóvel.

 

 

Idealmente, e para deixar os potenciais compradores mais à vontade, os proprietários não devem estar na casa no momento em que se realiza o 'open house'. 

Casa aberta: prós e contras a ter em conta

Fazer uma open house
Pixabay

Apesar desta estratégia ter grande potencial para atrair possíveis compradores, nem tudo são vantagens. Por isso, antes de optares por esta técnica, deves estar informado sobre tudo o que engloba.

Vantagens de uma casa aberta

  • Mais visibilidade;
  • Possível aumento do número de ofertas;
  • Realização de várias visitas num só dia;
  • Maior possibilidade de venda.

Desvantagens desta técnica

  • Visitas à casa apenas por curiosidade, sem interesse real na compra;
  • Logística associada à preparação e realização do 'open house';
  • Os potenciais compradores podem sentir pressão para fazer uma oferta;

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta