
O bairro mais antigo do parque habitacional municipal do Porto, o Bairro Duque de Saldanha, será brevemente renovado, uma vez que o concurso público de conceção para a sua reabilitação já foi publicado em Diário da República.
Disponível na plataforma acinGov, este concurso tem como objetivo selecionar a proposta que responda da melhor maneira às diretrizes do programa preliminar. A vencedora irá ganhar um prémio monetário de 12.000 euros e será convidada a celebrar o contrato de prestação de serviços, no valor de 500.000 euros, para desenvolver o projeto de execução e acompanhar as empreitadas.
As propostas que apresentarem soluções de baixo carbono, energeticamente eficientes, promotoras de biodiversidade e de coesão territorial e que preservem a identidade arquitetónica do conjunto habitacional, serão privilegiadas, revela a Câmara Municipal do Porto, em comunicado.
Mas os restantes cinco primeiros lugares também serão premiados. A proposta que fique na segunda posição terá direito a 8.000 euros, o terceiro classificado ganhará 4.000 euros, o quarto 2.000 euros e o quinto poderá contar com um prémio de 1.000 euros.
Bairro está situado da freguesia do Bonfim
Situado na freguesia do Bonfim, o Bairro Duque de Saldanha, concluído no ano de 1940, é um marco da habitação apoiada no Porto, tendo sido a primeira iniciativa da cidade no âmbito do "Regime de Casas Económicas", proporcionando 115 habitações de tipologias desde T1 a T3.
Foram selecionados quatro elementos externos e um elemento da Domus Social para compor o júri do concurso, que serão responsáveis pela avaliação das propostas com base em critérios previamente definidos, que valorizam quatro fatores fundamentais: a resposta técnica, a preservação do património, a viabilidade financeira e a criatividade dos projetos apresentados.
O investimento previsto pela empresa municipal para esta reabilitação situa-se nos nove milhões de euros e toda a informação sobre o concurso pode ser consultada na plataforma acinGov.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta