O novo ano letivo 2025/2026 está à porta. E as famílias que procuram viver junto às melhores escolas do país (públicas e privadas) vão deparar-se com menos casas à venda e preços bem mais elevados face há um ano, uma tendência que vai ao encontro do que se observa a nível nacional. É o que se conclui a partir dos dados do idealista/data que revelam quanto custa comprar casa perto das melhores escolas secundárias de Portugal.
É no Norte, Lisboa e no Centro que se situam as 10 escolas secundárias - 5 públicas e 5 privadas – mais bem classificadas nos exames nacionais de 2024, tal como revela o ranking das escolas elaborado pelo Público em parceria com a Católica Porto Business School. A média dos exames é superior a 16 valores nas escolas privadas e maior que 13,48 valores no caso das públicas.
Como nos anos anteriores, as cinco escolas mais bem classificadas nos exames nacionais são privadas, sendo preciso descer à 36.ª posição para encontrar a melhor escola pública (a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Oliveira de Azeméis), segundo o mesmo ranking que avaliou 562 escolas com, pelo menos, 42 provas realizadas em 2024.
Após a divulgação dos rankings das escolas em 2025 e antes de começar o novo ano escolar, procurámos saber quanto custa viver junto às melhores escolas secundárias do país, mergulhando nos dados do idealista/data. Desde logo, salta à vista que há uma elevada procura e uma queda na oferta das casas para comprar na generalidade das freguesias analisadas, elevando o custo de aquisição. A descida dos juros e os novos apoios para os jovens compararem casa (isenção de IMT e garantia pública no crédito habitação) podem ajudar a explicar este aumento do preço das casas, que também se tem sentido a nível nacional.
As 5 escolas privadas mais bem classificadas são…
1.º Colégio Nossa Senhora do Rosário, Porto
É na freguesia de Ramalde, no Porto, que se situa a escola secundária que obteve melhor média na classificação dos exames de acesso ao ensino superior em 2024. Trata-se do Colégio Nossa Senhora do Rosário, onde os alunos obtiveram uma média de 16,71 valores (mais que no ano anterior, quando a média foi de 16,13 valores).
As famílias que escolherem este colégio privado para os filhos estudarem e pretenderem viver perto da escola vão encontrar menos casas à venda no mercado, resultado da grande concorrência. As habitações para comprar na freguesia de Ramalde tinham o custo mediano de cerca de 472.000 euros no segundo trimestre de 2025 (+8% face ao mesmo período do ano passado).
2.º Grande Colégio Universal, Porto
A segunda escola secundária privada mais bem classificada neste ranking é o Grande Colégio Universal, no Porto. A média dos exames nacionais foi de 16,71 valores em 2024 (subiu face à média de 15,77 valores calculada para o ano anterior).
Viver perto do Grande Colégio Universal é morar no centro histórico do Porto, uma vez que se localiza na União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória. Aqui os preços das casas à venda subiram 4% no último ano, passando a ter o valor mediano de cerca de 419.000 euros, resultado da alta procura e pouca oferta.
- Casas à venda na União das freguesias de Cedofeita
- Casas para arrendar na União de freguesias de Cedofeita
3.º Colégio Efanor, Matosinhos
A terceira melhor escola privada do país é o Colégio Efanor, situado na União das freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, em Matosinhos. Os alunos do secundário desta escola obtiveram uma média nos exames nacionais de 16,35 valores em 2024, um valor superior ao registado no ano anterior (15,98 valores).
Comprar casa junto a este colégio privado ficou 20% mais caro no último ano, com o preço mediano a fixar-se em cerca de 360.000 euros no segundo trimestre de 2025. Este é o resultado da subida anual da procura de casas à venda de 38% nesta freguesia de Matosinhos, que terá absorvido a oferta residencial fazendo-a descer 28%, indicam os dados do idealista/data.
- Casas à venda na União de freguesias de São Mamede Infesta
- Casas para arrendar na União de freguesias de São Mamede Infesta
4.º Academia de Música de Santa Cecília, Lisboa
Em quarto lugar está a Academia de Música de Santa Cecília, situada na freguesia de Santa Clara, em Lisboa. Aqui os alunos obtiveram uma média de 16,25 valores nos exames nacionais, tendo superado a registada no ano anterior (15,28 valores).
As casas à venda nesta freguesia lisboeta superam mesmo o custo mediano de 520.000 euros (+12% face há um ano). Não é de estranhar tendo em conta que a procura quase duplicou no último ano e a oferta de casas disponíveis para comprar caiu.
5.º Colégio D. Diogo de Sousa, Braga
Foi o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, que ficou no quinto lugar do ranking dos exames nacionais, com uma média de 16,17 valores (15,95 valores em 2023).
Este colégio privado situa-se na freguesia de São Vicente, onde comprar casa tinha o custo mediano de cerca de 296.000 euros na primavera de 2025, mais 14% face ao mesmo período do ano anterior. Aqui a procura de casas à venda mais do que duplicou a e oferta caiu 47% no último ano, segundo revelam os mesmos dados.
Escolas públicas: estas são as melhores de Portugal
1.º Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, Oliveira de Azeméis
É preciso recuar à 36.ª posição do ranking geral das melhores escolas secundárias do país para encontrar o primeiro estabelecimento de ensino público. Trata-se da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Oliveira de Azeméis, que obteve a média nos exames de 14,11 valores no ano passado (12,6 valores em 2023).
Comprar casa perto da melhor escola secundária pública, que se situa na Vila de Cucujães, custa cerca de 264.000 euros em termos medianos, mais 15% em comparação com os preços praticados na primavera de 2024. Também aqui a procura de casas disparou absorvendo a oferta de casas à venda existente.
2.º Escola Básica e Secundária Eng. Dionísio Augusto Cunha, Nelas
A segunda escola pública mais bem classificada nos exames nacionais foi a Escola Básica e Secundária Eng. Dionísio Augusto Cunha, situada no concelho de Nelas (Viseu). Está na 40.ª posição no ranking geral dos exames, com uma média de 13,73 valores.
Esta escola secundária pública localiza-se, em concreto, em Canas de Senhorim, onde a procura de habitação duplicou e a oferta manteve-se igual entre o segundo trimestre de 2025 e o mesmo período do ano anterior.
Comprar casa junto a esta escola é bem mais barato do que perto das outras até agora analisadas, uma vez que o custo mediano da habitação foi de apenas 138.000 euros na primavera – ainda assim, o preço aumentou 73% no último ano.
3.º Escola Secundária Tomaz Pelayo, Santo Tirso
Em terceiro lugar no ranking das escolas públicas com melhores médias nos exames de acesso ao ensino superior em 2024 está a Escola Secundária Tomaz Pelayo, em Santo Tirso. Aqui os alunos obtiveram uma média de 13,57 valores.
É na União das Freguesias de Santo Tirso, Couto e Burgães que esta escola se localiza. E onde comprar casa apresentou o preço mediano de cerca de 308.000 euros na primavera, depois de ter aumentado 13% nos últimos 12 meses. Quem quer viver junto a esta escola vai deparar-se com elevada concorrência e uma oferta habitacional em queda.
4.º Escola Secundária Alves Martins, Viseu
Voltamos a Viseu para conhecer a quarta escola pública com melhor classificação nos exames nacionais (13,55 valores): a Escola Secundária Alves Martins.
É precisamente na freguesia de Viseu onde esta escola secundária se localiza, apresentando preços das casas à venda 9% mais elevados face há um ano. O custo de comprar casa fixou-se em 290.000 euros na primavera de 2025. Tem-se assistido a uma diminuição da oferta de casas à venda no centro de Viseu (-40%), refletindo o elevado interesse por viver aqui.
5.º Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, São João da Madeira
O quinto estabelecimento de ensino púbico mais bem classificado está na 48.ª posição do ranking geral das escolas do Público. Trata-se da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira. A média dos exames nacionais em 2024 foi de 13,48 valores, bem superior à média do ano anterior (11,22 valores).
As famílias que quiserem viver junto a esta escola pública poderão procurar casas à venda, precisamente na freguesia de São João da Madeira. Mas aqui as casas para comprar ficaram 40% mais caras no último ano, com os preços medianos a chegar aos 307.000 euros no segundo trimestre de 2025. O aumento da procura superou muito o crescimento da oferta habitacional no último ano.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta