Líderes europeus sublinham a urgência de encontrar soluções, numa altura em que os preços das casas continuam a dificultar o acesso à primeira habitação.
Comentários: 0
Antônio Costa
Getty images

O custo da habitação está a assumir-se como um dos maiores problemas sociais e económicos da Europa. Tanto a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, como o presidente do Conselho Europeu, António Costa, sublinharam a urgência de encontrar soluções, numa altura em que os preços das casas continuam a dificultar o acesso à primeira habitação, em particular para os jovens.

Segundo o Jornal de Negócios, António Costa afirmou, no Fórum Social do Porto 2025, que a habitação acessível é “um dos desafios mais urgentes nos Estados-membros” e destacou que o tema será debatido já em outubro no Conselho Europeu. Para o responsável, “não pode haver trabalho digno, nem qualidade de vida sem acesso digno e justo à habitação”, lembrando que este é um problema estrutural que ameaça a coesão social e alimenta fenómenos populistas.

Christine Lagarde, em entrevista à rádio dinamarquesa DR, também citada pelo Negócios, reforçou que o problema é transversal a várias economias, “sobretudo no espaço do euro e com maior intensidade nos mercados das capitais”. A presidente do BCE considerou que a origem do problema não reside apenas na evolução dos juros, mas sobretudo “num desequilíbrio estrutural entre procura e oferta”, sublinhando a falta de construção e de habitação pública.

De acordo com Lagarde, “não é correto estabelecer um vínculo automático entre taxas de juro e preços das casas”. A responsável defendeu que cabe aos governos nacionais aplicar políticas que reforcem a oferta, para travar a escalada dos preços. Já António Costa lembrou que a Comissão Europeia prepara o primeiro plano europeu para a habitação acessível, antecipado para este ano por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Com milhões de europeus a gastar uma parte substancial do rendimento em custos com habitação, a questão está agora no centro da agenda política europeia. Tanto Lagarde como Costa concordam que a resposta exige medidas concretas que passem por mais construção, políticas públicas eficazes e um maior envolvimento das novas gerações na exigência de soluções.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta