E já há dez municípios onde o metro quadrado vale mais de 3 mil euros. Preços das casas subiram em 90% do território nacional.
Comentários: 0
Casas para comprar em Portugal
Freepik

O crescimento dos preços das casas vendidas fez-se sentir em mais de 90% dos municípios portugueses no último ano. E, em resultado, passou a haver mais concelhos a pertencer ao clube onde uma habitação de 100 metros quadrados (m2) custa mais de 200 mil euros: agora contam-se quase 50 municípios, bem mais do que há ano, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No universo de casas vendidas no último ano terminado em junho de 2025, verifica-se que o preço de uma casa de 100 m2 já supera os 200 mil euros em 47 municípios portugueses. Mas, um ano antes, havia apenas 32 municípios com o m2 exceder a fasquia dos dois mil euros. Esta subida de patamar é explicada pelo crescimento dos preços neste período em todos estes territórios.

Estes são os municípios mais caros para comprar casa no país e situam-se, sobretudo, nos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto e Algarve, bem como no litoral e ilha da Madeira, onde a pressão sobre os preços é mais elevada tendo em conta a elevada procura por habitação e falta de oferta. 

Aliás, em Lisboa e em Cascais os preços das casas superam mesmo os 4.000 euros por metro quadrado (euros/m2), sendo os valores mais elevados do país. Contam-se um total de dez municípios com o m2 a valer mais de três mil euros (mais cinco concelhos face há um ano): a capital, Cascais, Oeiras, Loulé, Lagos, Funchal, Aljezur, Albufeira, Porto e Vila do Bispo.

Na grande maioria dos municípios portugueses o preço das casas continua a ser inferior a 1.000 euros/m2 (um total de 151), mas agora são menos 25 do que há um ano. Figueira de Castelo, no distrito da Guarda, é o município mais barato de todos para comprar casa (203 euros/m2), sendo um dos 27 que registou uma queda do custo da habitação (de -11,4%).

Todos os outros municípios – 274 em 301 concelhos com dados disponíveis pelo INE – registaram aumentos os preços das casas no último ano terminado em junho face ao período homólogo, com as maiores subidas a serem registadas em Carrazeda de Ansiães (+131%) e em Vila Flor (91,5%), indicam os mesmos dados divulgados esta quarta-feira, dia 22 de outubro. Em quase um terço dos concelhos do país, o preço das casas aumentaram mais de 20% em apenas um ano.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta