
O preço das casas é um dos fatores que mais pesa na hora de escolher uma habitação para comprar. E aqui a localização conta – e muito. Isto porque os municípios portugueses apresentam preços da habitação muito diferenciados, estando em alta nos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto e Faro e bem mais baixos nos concelhos do interior. Descobre quanto custa comprar casa em cada município português neste mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).
No último ano terminado em junho de 2025, foram vendidas 165.405 casas em Portugal, apresentando o preço mediano de 1.923 euros por metro quadrado (euros/m2), mais 15,8% face ao período homólogo. “O município de Lisboa registou o maior número de transações de alojamentos familiares do país (8.949) e com mais de 4.500 vendas destacavam-se os municípios de Sintra (6.373), Vila Nova de Gaia (5.954) e Porto (4.685)”, explica o INE no boletim publicado esta quarta-feira, dia 22 de outubro.
Estes quatro municípios também estão entre 52 concelhos onde é mais caro comprar casa no país, apresentando preços iguais ou superiores à mediana nacional. Lisboa continua a ser, aliás, o município mais caro de todos para adquirir casa (4.525 euros/m2). Ou seja, uma habitação de 100 metros quadrados (m2) foi vendida por 452,5 mil euros, em termos medianos, neste período.
Mas a verdade é que o mapa de Portugal mostra uma realidade dos preços das casas muito díspar, variando entre o máximo em Lisboa e o mínimo de 203 euros/m2 em Figueira de Castelo Rodrigo, um município do distrito da Guarda. Portanto, o custo de comprar casa na capital é 22 superior face ao preço mediano registado no município mais barato do país.
Mais de 80% dos municípios portugueses com dados disponíveis (304 de um total de 308 concelhos) apresenta preços das casas inferiores à mediana nacional. Contabilizaram-se 151 municípios que possuem preços das casas vendidas iguais ou inferiores a 1.000 euros/m2. E, entre estes, há 46 concelhos onde comprar casa custa menos de 500 euros/m2, situando-se sobretudo no interior do país, tal como é possível ver no mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do INE.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta