Viver numa moradia independente é o sonho de muitas pessoas. Muito mais do que privacidade, este tipo de habitação oferece-te mais espaço, mais contacto com o exterior e a natureza e mais qualidade de vida no geral.
Se uma das tuas metas para este novo ano é comprar uma moradia independente nova, vem conhecer as opções que o idealista tem para te oferecer desde 245 mil euros.
O que é uma moradia independente?
Uma moradia independente ou isolada é um tipo de propriedade residencial que não está encostada a outra, ou seja, não partilha paredes nem telhado com outra casa e o seu espaço circundante é completamente livre.
- Com quatro frentes, esta habitação corresponde apenas a uma unidade de alojamento familiar, contando com lote próprio e beneficiando de acessos e áreas funcionais independentes.
Moradia independente vs moradia geminada
Agora que já sabes o que é uma moradia independente, vamos perceber o que é uma moradia geminada para que entendas as diferenças entre ambas.
- As moradias geminadas, cujo nome vem do latim “gemini” (gémeo, em português), estão agrupadas em pares, isto é, são duas casas simétricas que partilham uma das paredes laterais e o telhado;
- São projetadas em espelho, com plantas idênticas, mas invertidas;
- Os seus acessos e zonas de garagem e/ou jardim são independentes.
Portanto, uma moradia independente não partilha paredes com outras residências, enquanto uma moradia geminada está ligada a outra por uma parede lateral comum.
Moradia independente vs moradia em banda
Por sua vez, moradias em banda são um conjunto de três ou mais casas interligadas em fileira que:
- Partilham duas paredes laterais e o telhado, ao contrário das moradias geminadas, que partilham apenas uma das paredes.
Resumindo, uma moradia independente não partilha qualquer parede com outra habitação, enquanto uma moradia em banda partilha as paredes laterais com as residências vizinhas.
Moradias independentes: vantagens e desvantagens
Não há nada totalmente bom, nem nada totalmente mau. E no mercado imobiliário as coisas não são diferentes, há aspetos positivos e negativos.
Vamos conhecer ambos os lados para que consigas perceber se uma moradia independente se adequa ao teu estilo de vida.
Vantagens
- Boas áreas interiores: estas residências costumam distinguir-se pelas suas dimensões generosas;
- Espaço exterior: a maioria deste tipo de casas beneficia de espaço exterior, como jardim ou quintal;
- Mais privacidade: uma vez que não há paredes partilhadas, o isolamento é maior e problemas como ruídos de vizinhos são inexistentes;
- Liberdade de personalização: como não estão condicionados às restrições impostas por condomínios, os proprietários destas moradias têm mais liberdade para fazer alterações como adicionar uma garagem ou uma piscina;
- Maior valorização: estas moradias tendem a valorizar mais rápido em comparação com as geminadas ou em banda, graças a algumas das vantagens já referidas.
Desvantagens
- Isolamento: embora não seja uma característica obrigatoriamente comum a todas estas moradias, a verdade é que muitas delas estão situadas em zonas suburbanas ou rurais, com uma oferta limitada de comércio e serviços;
- Manutenção maior e mais cara: por ter quatro frentes, espaço exterior e áreas maiores, uma moradia independente exige mais manutenção e os custos são unicamente do proprietário, uma vez que, não existindo condomínio, não há despesas partilhadas;
- Menos segurança: ainda que nem todas as moradias independentes tenham isolamento urbano, a verdade é que a ausência de vizinhos próximos exige medidas extra de segurança;
- Custo mais elevado: este tipo de habitações costumam ter um maior custo de aquisição.
Exteriores que promovem o lazer e bem-estar
Morar numa moradia independente é beneficiar de uma qualidade de vida que só o contacto direto com o exterior nos pode proporcionar.
Espaços de convívio
Um jardim ou quintal são sempre ótimas “desculpas” para reunir a família e amigos, especialmente nas estações mais quentes. Uma churrasqueira e uma mesa de refeições pode ser tudo o que precisas para combinar grandes almoços ou jantares de convívio.
Mas não só, estes espaços são capazes de proporcionar momentos de brincadeiras entre crianças, jogos ao ar livre entre os familiares e amigos, etc.
Piscinas: diversão e relaxamento
Muitas moradias independentes têm já piscinas integradas, enquanto outras têm espaço suficiente para a sua posterior construção. Estes espaços funcionam como refúgios privados para momentos divertidos, de relaxamento, mas também são ótimas oportunidades para praticar exercício e promover o bem-estar físico e mental.
Hortas caseiras
Esta é uma excelente oportunidade para pores mãos à obra, ou melhor, mãos à terra, e começar a plantar e colher os teus próprios alimentos. Já pensaste no quão mais saudável ficará a tua alimentação e a alimentação da tua família podendo comer legumes e vegetais plantados e cuidados por vocês próprios? Sem pesticidas e outros produtos prejudiciais à saúde.
Além disso, é também uma excelente forma de manter as crianças entretidas, aprendendo algo útil e tendo diariamente contacto com a natureza, algo que é cada vez menos frequente nas novas gerações.
Dicas para escolheres a moradia dos teus sonhos
Com tantas opções de moradias independentes novas, o difícil será escolher qual a mais adequada à tua família. Precisas de ajuda? Toma nota das seguintes dicas que temos para te ajudar neste processo de decisão.
- Verifica a qualidade de construção: é muito importante que confiras o tipo de materiais utilizados no processo construtivo, os acabamentos, assim como o seu isolamento acústico e térmico;
- Pondera bem a tipologia: este fator é fundamental em que tipo de casa for. Escolher a tipologia mais adequada ao agregado familiar é assegurar que todos usufruirão da privacidade necessária ao bem-estar familiar;
- Avalia a segurança: fatores como muros altos, portões resistentes e portas blindadas são alguns elementos de segurança essenciais da habitação. Mas deves também ter em conta o nível de segurança da rua ou bairro onde a moradia se insere;
- Escolhe bem a localização: ainda que gostes de zonas mais calmas, fora dos grandes centros urbanos, tenta garantir que as redondezas da tua casa nova estão bem servidas de comércio, unidades de saúde, bons acessos rodoviários, estabelecimentos de ensino no caso de teres ou vires a ter filhos estudantes, etc.;
- Certifica-te da possibilidade de ampliação e personalização: já que vais comprar uma moradia independente, assegura que consegues tirar o melhor proveito de uma das suas vantagens, que é o facto de teres liberdade para fazer obras ao teu gosto. Verifica, por exemplo, se o terreno tem espaço suficiente para ampliares a residência ou construir uma piscina;
- Analisa a exposição solar: ter uma boa iluminação natural em casa é fundamental para o bem-estar de todos os residentes, para a poupança de eletricidade em termos de iluminação e aquecimento, mas também para manter a habitação longe de humidades e bolores.
Aqui vais encontrar a tua futura nova moradia independente
- Charneca da Caparica e Sobreda
- Cascais e Estoril
- Almancil
- Amora
- Estreito da Calheta
- Lagos
- Tornada e Salir do Porto
- Óbidos
- Alverca do Ribatejo e Sobralinho
- Quarteira
- Sintra
- Fernão Ferro
- Ericeira
- Canidelo
- Resende
- Alcabideche
- Colares
- Côja e Barril de Alva
- Vau
- Custóias
- Ferragudo
- Nadadouro
- Mafra
- São João das Lampas e Terrugem
- Caparica e Trafaria
- Nossa Senhora da Vila
- Montenegro
- Luz
- Melides
- Caires
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta