Comentários: 0
Preços das casas em Espanha sobem pela primeira vez desde 2008
wikimedia_commons

O setor imobiliário espanhol foi um dos mais afetados pela recessão económica, mas está a começar a dar sinais de retoma. Dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do país indicam que os preços das casas em Espanha subiram no segundo trimestre do ano 0,8% em termos homólogos. Trata-se do primeiro aumento dos últimos seis anos (desde 2008). 

De acordo com o INE de Espanha, em termos trimestrais – dos segundos três meses deste ano para os primeiros três meses – o preço da habitação subiu 1,7%.

Preços das casas em Espanha sobem pela primeira vez desde 2008

Por tipo de alojamento, a taxa anual dos preços das casas novas situou-se nos 1,9%, mais 3% que no primeiro trimestre. Este indicador regista níveis positivos pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2008. Já a variação anual do preço das casas usadas aumentou 2%, para os 0.2%, o valor mais elevado desde o quarto trimestre de 2007.

Para Fernando Encinar, chefe do gabinete de estudos do site idealista.com, os dados do INE “confirmam a variação positiva que os analistas avançaram há uns dias”. “Podemos encontrar uma explicação com o regresso dos pequenos e médios investidores, que se sentem atraídos pelas expectativas de melhoria do setor e buscam, por isso, alternativas à escassa rentabilidade da renda fixa”, comentou.

Segundo o responsável, é preciso ter em conta “outros aspetos, como a queda do número de operações, que pode indicar que a variação pode ser explicada com o facto da compra e venda de casas estar a acontecer no período mais alto do mercado”. Nesse sentido, explica Fernando Encinar, pode ser “precipitado afirmar que há uma alteração de tendências” de mercado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta