
Este palácio secreto em Barcelona reabre portas no outono
Silencioso e majestoso, escondido por detrás das sebes geométricas do parque mais antigo de Barcelona, o Palau del Marquès d'Alfarràs está de novo a respirar após décadas de abandono. Este património construído sobre uma antiga torre medieval, conhecida como Palau Desvalls, foi completamente renovado após dois anos de trabalho e um investimento de 5,4 milhões de euros financiados com fundos europeus Next Generation e recursos municipais.

Neinor lança oferta pública de 1.070 milhões de euros pela Aedas
A Neinor Homes lançou uma OPA sobre 100% do capital da Aedas Homes por um montante máximo de 1.070 milhões de euros, que a Castlelake (detentora de 79% do capital da Aedas) já se comprometeu a aceitar. Por detrás da OPA estão o Orion European Real Estate Fund, a Stoneshield Southern Real Estate Holding II e a Welwel Investments, detentores, direta ou indiretamente, de 29,5%, 25,7% e 13,5% do capital social da Neinor. Borja García-Egotxeaga, CEO desta empresa, salienta que, após esta operação, esperam criar 30 mil novas habitações nos próximos cinco anos.

Espanha aposta na habitação industrializada: investimento de 1.300 milhões
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta quinta-feira (24 de abril de 2025) uma aposta na habitação industrializada como eixo central da sua política de acesso à habitação. No âmbito da feira Rebuild, Sánchez detalhou a criação do Projeto Estratégico para a Recuperação e Transformação Económica (Perte) da Habitação, um projeto estratégico que contará com um investimento público de 1.300 milhões de euros ao longo de uma década, com o objetivo de modernizar o setor, reduzir custos e acelerar os processos de construção.

Construção em Espanha abraça comunidade LGBTI+ com novo protocolo
O setor da construção em Espanha está a unir-se para abraçar a comunidade LBGTI+.

Vistos gold em Espanha: ponto final... 12 anos depois
Entrou em vigor em Espanha esta quinta-feira (3 de abril de 2025) a modificação da Lei 14/2013, de 27 de setembro, de apoio aos empreendedores e à sua internacionalização, pela qual se eliminam os vistos de investimento, mais conhecidos como Golden Visa, após a publicação, em janeiro, da Lei Orgânica 1/2025, de medidas em matéria de eficiência do Serviço Público de Justiça. A primeira lei aprovada de 2025 dava três meses de margem para a supressão dos artigos 63 a 67 da Lei 14/2013, que até agora regulavam o regime de residência para estrangeiros que realizam investimentos significativos no país, incluindo a compra de casas em Espanha por um valor mínimo de 500.000 euros.

Esta cidade perto da fronteira procura residentes – e tem casas por 12.000€
Há uma pequena cidade espanhola que está à procura de novos moradores para dinamizar a sua economia local. Chama-se Herreruela de Oropesa e situa-se na província de Toledo, a cerca de duas horas de distância de Portugal.

Sánchez lança novo plano para combater a crise da habitação em Espanha
O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou um novo pacote de medidas em matéria de habitação centrado na promoção de mais casas, no aumento da regulação do mercado e em maiores ajudas para facilitar o acesso à habitação, em especial para os jovens.

Espanha cria empresa de habitação pública para construir e gerir casas
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, aproveitou a sua intervenção no encerramento do 41.º Congresso Federal do PSOE para anunciar que o Governo vai criar uma “grande” empresa pública de habitação, que será responsável pela construção e gestão de habitações da Administração Geral do Estado (AGE), embora não tenha dado mais detalhes sobre o assunto. Este último Congresso Federal do PSOE, realizado em Sevilha, ratificou-o como secretário-geral socialista e à sua nova direção.

Vistos gold eliminados em Espanha a partir de 2025
A polémica em torno do fim da concessão de vistos gold (Golden Visa) ultrapassou fronteiras e chegou também a Espanha, tendo o Congresso dos Deputados aprovado o projeto de lei que põe fim aos referidos vistos, que foram aprovados no âmbito da governação de Mariano Rajoy para não residentes na União Europeia (UE) que invistam mais de 500.000 euros na compra de uma casa.

Habitação em Espanha: 6 anos de Sánchez e de intervenção no mercado
A habitação tem sido um dos pontos de maior destaque da política espanhola, desde que Pedro Sánchez começou a governar em 2018. Nestes seis anos, avançaram alterações à Lei do Arrendamento Urbano, chegou a primeira Lei da Habitação, bem como o apoio ao arrendamento jovem. E, com a chegada da pandemia e as consequências económicas da guerra na Ucrânia, o aumento das rendas foi travado e os despejos foram suspensos. Agora, o objetivo do Governo de Sánchez passa por acabar com os vistos gold e dar apoios à compra da primeira casa pelos jovens. Todas estas medidas de intervenção no mercado residencial espanhol geraram desconfiança, perante uma oferta “tímida” e preços cada vez mais elevados numa altura em que a procura de casa continua elevada.

Centros comerciais e escritórios a duas velocidades em Espanha
Este ano é visto como crucial para dois dos segmentos imobiliários mais tradicionais em Espanha: centros comerciais e escritórios. Isto mesmo explicaram alguns dos principais líderes do mercado numa conferência organizada pela EFPA e pela Iberian Property que se realizou em Madrid esta terça-feira (6 de fevereiro de 2024). Os especialistas antecipam que a queda nas avaliações dos centros comerciais chegará ao fim em 2024, mas a dos escritórios manter-se-á.

Governo espanhol vai disponibilizar 50.000 casas com rendas acessíveis
O Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que o Conselho de Ministros vai aprovar na próxima terça-feira a mobilização de até 50.000 casas da Sareb (sociedade gestora de ativos de reestruturação bancária) para o mercado de arrendamento acessível.

Nova da Lei da Habitação em Espanha vai avançar com limites às rendas
O setor da habitação está em ebulição também em Espanha, à semelhança do que acontece em Portugal. Há agora, pela primeira vez no país vizinho, uma Lei da Habitação, que incide sobretudo no mercado de arrendamento. Passa a haver um limite ao aumento das rendas este ano, também de 2%, como em Portugal, e os novos contratos de arrendamento em áreas de maior stress serão regulados e limitados, dependendo do tipo de contrato e do imóvel. Estas são algumas das medidas contempladas na nova lei, que estipula também a criação de um novo índice para a atualização de rendas, que não tenha em conta o Índice de Preços no consumidor (IPC), que mede a taxa de inflação.

Parlamento espanhol chumba limites ao arrendamento
O Parlamento das ilhas Baleares, em Espanha, apresentou um projeto de lei que propõe dar mais poderes às comunidades autónomas em matéria de regulação do arrendamento urbano. A ideia é que estas comunidades pudessem impor um limite nos preços das casas para arrendar em zonas de alta pressão urbanística. Mas o diploma acabou chumbado no plenário do Congresso espanhol, com 270 votos contra, quatro abstenções e 71 votos a favor. Explicamos o que está em causa.

Reviravolta no mercado imobiliário em Espanha à vista?
As nuvens estão a aproximar-se do mercado imobiliário na espanhol. Apesar das vendas e preços dos imóveis continuarem estáveis, dada a incerteza causada pela guerra na Ucrânia e pelos níveis recordes de inflação, os especialistas acreditam que a mudança no ciclo imobiliário está a aproximar-se.
Deutsche Bank à procura de ativos imobiliários para comprar em Portugal
A sociedade de investimento no mercado imobiliário do Deutsche Bank, cotada em Espanha, decidiu aumentar o capital em 47,2 milhões de euros para poder financiar a compra de ativos imobiliários na Península Ibérica. A operação da Trajano, aprovada no passado mês de junho, prevê que o conselho de administração cubra pelo menos 58% do valor máximo de ampliação, ou seja, 27,5 milhões de euros.

24 casas novas e baratas à venda em Espanha (fotos)
Os nossos colegas do idealista News Espanha elaboraram uma lista com as 24 casas novas e mais baratas que estão à venda no país. Em causa estão imóveis anunciados no site idealista que custam entre 20.900 e 34.700 euros.

Mercado de escritórios de Madrid em alta: teve os melhores resultados desde 2008
O ano de 2015 foi memorável para o mercado de escritórios de Madrid. O interesse pos estes espaços disparou e no ano passado a capital espanhola conseguiu obter os melhores resultados desde 2008.

Espanha recupera força do setor imobiliário com subida de vendas e preços
O setor imobiliário espanhol consolidou, em 2015, a tendência de crescimento observada um ano antes, depois de viver uma retoma do número de operações, preços e crédito à habitação. O balanço, claro e direto, é do Conselho Geral do Notariado de Espanha.

Maior imobiliária espanhola cotada em bolsa investe 200 milhões em Portugal
A Merlin, maior sociedade imobiliária cotada na bolsa espanhola, acaba de selecionar Portugal como uma das suas prioridades de investimento. O mercado de escritórios, logística e reabilitação urbana são as principais apostas da empresa, que espera que o mercado português venha a representar 25% da sua carteira. Para isso, diz que vai investir 200 milhões de euros na compra de mais ativos imobiliários em Portugal.

Preços das casas em Espanha sobem pela primeira vez desde 2008
O setor imobiliário espanhol foi um dos mais afetados pela recessão económica, mas está a começar a dar sinais de retoma. Dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) do país indicam que os preços das casas subiram no segundo trimestre do ano 0,8% em termos homólogos. Trata-se do primeiro aumento dos últimos seis anos (desde 2008).

Estrangeiros compraram quase 25 mil casas em Espanha em seis meses
No primeiro semestre do ano passado, foram vendidas 24.552 casas a estrangeiros em Espanha, o que representa um aumento de 13,6% face ao mesmo período de 2012.

Torre Agbar de Barcelona será um hotel de luxo
Um hotel exclusivo com as melhores vistas sobre Barcelona. É este o projeto que a empresa Hyatt tem reservado para a sua última aquisição, a torre Agbar.

Radiografia do dia: Evolução do preço das casas em Espanha e na China desde 1997
O gráfico em cima mostra a evolução do preço da habitação em Espanha e na China desde 1997. Como é possível constatar, em Espanha os preços subiram muito ate ao rebentar da bolha imobiliária, em 2007, e caíram em queda nos últimos anos.

Preço das casas em Espanha caiu 30% desde 2007
O preço médio da habitação em espanha caiu 30% desde final de 2007, segundo estimativas do governo.