
Durante dois anos, a fotógrafa italiana Eleonora Costi viajou pelo país à procura de casas abandonadas. Assim nasceu o projeto “Abandonded H.Ell”, um passeio pelas outrora mansões de luxo dos latifundiários que hoje estão esquecidas e em ruínas. Descobri-las significa ficar dividido entre a beleza dos antigos ornamentos clássicos e o terror que emana dos seus espaços vazios que ainda conservam objetos dos seus ex-donos.
Fotografias: cortesia de Eleonora Costi.


















A sinistra beleza de um castelo belga abandonado (e “ocupado”) há dez anos
As camas do Chateau de la Foret estão preparadas para receber hóspedes... apesar deste impressionante castelo belga, construído em 1860 sobre as ruínas de uma fortaleza medieval e situado perto da cidade de Moulbaix, estar abandonado há mais de uma década. Desde a morte da sua proprietária, Nadine de Spoelberch, condessa de Ursel, uma longa batalha legal entre os seus cinco filhos pela gestão do imóvel deixou-o à mercê de “ocupas” e curiosos.
Um bungalow pré-fabricado e abandonado que custa quase um milhão de libras? Sim, em Londres é possível
Um delapitado bungalow pré-fabricado, que esteve desabitado por mais de uma década, foi vendido agora por quase um milhão de libras (perto de 1,4 milhões de euros), num sinal do sobreaquecimento que continua a viver o mercado imobiliário em Londres.
Era uma vez... um palácio abandonado (Castelo da D. Chica) que está à venda no idealista
O Castelo da D. Chica – também conhecido como Palácio da D. Chica ou Castelo de Palmeira – é um edifício apalaçado de caraterísticas ecléticas sobre um estilo romântico que está localizado em Palmeira, no concelho de Braga. Foi desenhado/projetado pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi e começou a ser construído em 1915, tendo sido classificado Monumento de Interesse Público em 2013. Tendo em tempos despertado o interesse de Lady Di, está devoluto e custa dois milhões de euros.
Um resort de luxo abandonado em pleno mar Mediterrâneo
O complexo turístico milionário de Varosha é atualmente uma cidade fantasma abandonada, como consequência da invasão turca à ilha de Chipre em 1974. Situado na costa oeste da ilha mediterrânea, o resort viveu os seus anos de esplendor entre os anos 60 e 70, quando estrelas de Hollywood como Brigitte Bardot e Elizabeth Taylor ali passavam férias. Agora só restam os esqueletos dos antigos hotéis de luxo.
Evergrande fora da bolsa após 18 meses de ações congeladas
A gigante imobiliária Evergrande foi expulsa, esta segunda-feira, dia 25 de agosto de 2025 da Bolsa de Valores de Hong Kong, após ter as ações congeladas por mais de 18 meses, período em que não conseguiu cumprir as condições impostas para retomar a cotação. De acordo com as regras da bolsa de Hong Kong, o operador pode expulsar qualquer empresa cotada que tenha mantido as ações congeladas durante um período contínuo de 18 meses.
Berlim quer transformar aeroporto da II Guerra Mundial em habitação
O antigo aeroporto de Tempelhof (Berlim), construído há 90 anos por ordem do Terceiro Reich, está desde 2010 transformado num dos maiores parques urbanos do mundo, após o seu encerramento definitivo em 2008. Este espaço, com 355 hectares, é hoje um ponto de encontro e lazer ao ar livre. No entanto, a escassez de habitação na capital reacendeu o debate sobre a sua urbanização. Embora em 2014 os moradores tenham votado contra a construção em Tempelhof Feld, o autarca Kai Wegner anuncio
Uma estância de esqui no deserto? O megaprojeto da Arábia Saudita
Em 2022, a Arábia Saudita anunciou um dos seus projetos mais ambiciosos até hoje: a construção de uma grande estância de esqui no árido deserto do Médio Oriente. Batizada como Trojena, faz parte do megaprojeto Neom, a aposta pessoal do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman para transformar o país numa potência mundial. Trojena está localizada nas montanhas da província de Tabuk, será palco dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029.
Para poder comentar deves entrar na tua conta