Comentários: 0
Ter um robot para ajudar nas tarefas domésticas? Em 2020, vai ser realidade em uma de cada 10 casas nos EUA

Pode parecer que vamos apresentar um filme de ficção cientifica, tal como quando se falava dos computadores nos anos 70, mas não! A inteligência artificial é já a mais pura das realidades e à distância de menos de cinco anos vai ganhar escala: os robots vão começar a invadir as casas norte-americanas e, até 2020, uma em cada dez famílias vai ter a ajuda de um robot nas tarefas domésticas. 

O cenário é traçado num estudo da Juniper Researcha, apresentado esta quarta-feira e citado pelo Jornal de Negócios. Intitulado "Worldwide Consumer Robotics: Markets & Strategies 2015-2020", o documento revela que, nesta fase precoce de desenvolvimento da área, as encomendas são, na maioria, de robots orientados para as tarefas domésticas, como aspiradores ou cortadores de relva.

O que são robots domésticos?

Segundo descreve a Juniper Research são "máquinas electromecânicas capazes de ser programadas e reprogramadas que são usadas em casa ou usadas em aplicações não comerciais. Devem ser capazes de perceber o ambiente em que se insere e reagir a ele".
 
O Jornal de Negócios escreve ainda que, além das tarefas domésticas, também a saúde, a educação, o entretenimento e a segurança vão beneficiar dos robots. No caso dos cuidados de saúde, o estudo diz que o envelhecimento da população vai fazer com que esta tecnologia evolua rapidamente.
 
A investigação revela ainda que o custo e a confiança nas tecnologias são factores preponderantes para a fraca expansão na área dos robots domésticos. "O estado dos robots de consumo pode ser comparado aos computadores no fim dos anos 70", referiu o autor do estudo, Steffen Sorrell. "O investimento aumentou muito recentemente – eles sabem que isto é o início de uma mudança paradigmática na maneira como usamos e interagimos com as máquinas", concluiu.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade