Comentários: 0
A incrível história do bairro em que todas as lojas foram transformadas em casas de luxo
autorizado

“Nas costas” do gigantesco edifício do Capitólio dos EUA esconde-se um dos bairros mais antigos do país, o Capitol Hill, um lugar que chegou a ser o coração comercial de Washington e que hoje é uma zona tranquila e repleta de casas de luxo. Sim, as lojas foram transformadas em habitações que custam – mesmo as mais pequenas – quase todas mais de 500.000 euros.

Esta surpreendente transformação deve-se a uma complexa e controversa legislação urbanística aprovada em 1958 que permite que um local comercial que feche portas no bairro possa ser reclassificado imediatamente como imóvel de uso residencial. Ou seja, as lojas em Capitol Hill são como que uma espécie em vias de extinção. E mal uma decide fechar portas aparecem promotores imobiliários dispostos a transformá-la numa luxuosa habitação.

Dois jovens residentes em Washington, Jared Alves e Maxime Devilliers, denunciam há meses, através da plataforma Tumblr, esta progressiva “deflorestação” comercial que se vive há anos em Capitol Hill e que está a empobrecer bastante a vida do bairro. Em apenas alguns meses encontraram cerca de 170 casos de lojas, armazéns ou restaurantes que foram transformados em casas.

As suas queixas chegaram à comissão de urbanismo do governo local que em Janeiro aprovou uma atualização da legislação. A mesma entrará em vigor em setembro e irá proteger determinado tipo de estabelecimentos comerciais – sobretudo os que vendem artigos de primeira necessidade –, evitando que a especulação imobiliária os transforme em residências de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade