Comentários: 0
A iniciativa que virou moda: em Itália estão à venda casas por um euro (se as reabilitares)
wikimedia_commons

O que começou por ser uma forma de evitar o despovoamento de algumas localidades italianas, está a transformar-se num movimento viral. Após a iniciativa de municípios como o de Gangi, na Sicília, e de Montieri, na Toscana, a pequena aldeia de Patrica, na região de Lácio e com apenas 3.000 habitantes, têm à venda casas por apenas um euro. A única condição imposta ao comprador é que reabilite o imóvel, com o incentivo adicional de não pagar impostos durante três anos.

Como a grande maioria das localidades do interior do país, o despovoamento rural é a principal luta travada pelas autoridades locais, além de manter “vivos” os edifícios históricos e antigos que lá existem.

“O casco antigo de Patrica, o mais característico de Ciociaria, combate o despovoamento que se estendeu a muitas cidades italianas, bonitas e repletas de tradição, com um relevante património artístico e natural. Apesar do seu grande potencial, encontra-se num ensurdecedor silêncio por estar ao abandono”, disse o autarca local, Lucio Fiordalisio, no site da pequena localidade.

De referir que foram detetados 38 edifícios abandonados em Patrica. O município está aberto a todo o tipo de ofertas, sendo que o comprador terá de pagar apenas um euro pelo imóvel, comprometendo-se depois a renová-lo. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta