Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

O maior aeroporto do mundo em imagens: é na Turquia e custará mais de 10 mil milhões

O aeroporto já tem três pistas
A primeira parte do novo aeroporto já está a funcionar / IGA
Autor: Redação

Está a nascer em Istambul, na Turquia, aquele que será o novo maior aeroporto do mundo, com capacidade para receber 200 milhões de passageiros. A infraestrutura vai custar mais de 10 mil milhões de euros e deverá estar pronta em 2025. A primeira fase do projeto já está concluída e a operar “a todo o vapor”.

O Novo Aeroporto de Istambul tem, para já, 76 milhões de metros quadrados (m2) e pode receber até 90 milhões de passageiros por ano. O primeiro voo descolou do novo aeroporto em outubro do ano passado, mas só na última semana é que todas as operações foram transferidas do aeroporto antigo, segundo a CNBC. 

A infraestrutura terá capacidade para movimentar 200 milhões de passageiros por ano quando as quatro fases de construção estiverem concluídas. É comparado ao Aeroporto Internacional de Hartsfield-Jackson, em Atlanta (EUA), que serve 107 milhões de passageiros por ano e é um dos mais movimentados do mundo.

No aeroporto caberão ainda 55.000 m2 de lojas duty free e um hotel, da cadeia Yotel, com 451 quartos. E agora uma curiosidade: a torre de controlo foi desenhada em forma de tulipa, uma flor popular e simbólica na cultura turca.