Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Televisão espanhola põe à venda 28 imóveis por 20 milhões no idealista

Autor: @davidmarrero

A Corporación (RTVE) (empresa dona da rádio e televisão nacionais de Espanha) tem à venda 28 imóveis no idealista, entre escritórios, armazéns e até apartamentos, por mais de 20 milhões de euros. São espaços que funcionam como estúdios da rádio e televisão públicas ou que estão arrendados. O principal ativo “no mercado” espanhol é um apartamento duplex em Valência que está avaliado em 5 milhões de euros.

Desde 2013 que a entidade pública do país vizinho tenta “desfazer-se” dos seus ativos imobiliários, de forma a mitigar os efeitos da crise económica. A RTVE juntou-se a outras empresas públicas espanholas que estão a deixar de investir no setor imobiliário, à semelhança do que aconteceu em vários ministérios ou no património nacional em Espanha.

Numa primeira fase, a empresa contratou os serviços da consultora KPMG para vender cerca de 30 ativos em lotes, mas agora optou por vender diretamente os imóveis de forma individual no idealista.

O imóvel localizado em Valência, que está à venda por cinco milhões de euros, é a atualmente a sede da emissora RNE. Também “no mercado” estão, por exemplo, apartamentos em Tarragona, Teruel, Talavera de la Reina, Jerez de la Frontera e Monforte de Lemos. A maioria destes ativos, apesar de estarem preparados para albergar estúdios de rádio ou televisão, podem ser transformados em habitação. 

Destaque ainda para a venda de dois escritórios em Zaragoza, localizados no Paseo de la Independencia e no edifício que acolheu a Expo 2008, e custam 2,6 milhões e 2,2 milhões de euros, respetivamente. Também em Santander, Pamplona, Tarragona, Mérida, Elche e Torrelavega a RTVE tem escritórios que ambiciona transacionar.

Em Múrcia, está à venda por 1,6 milhões de euros um espaço que é atualmente ocupado/arrendado pela Onda Regional Murcia. Também a sede da RTVE em Valladolid poderá ter novo dono, estando avaliada em mais de um milhão de euros.

Entre os ativos mais singulares que integram o portfólio da empresa pública encontra-se um terreno no Parc Balear d'Innovació Tecnológica (ParcBit), em Palma de Maiorca, por 544.000 euros, e um edifício histórico em Santa Cruz de Tenerife, que a RNE “partilha” com o Ministério Adjunto do Turismo do Governo das Ilhas Canárias: está à venda por 1,8 milhões de euros.

Durante todos estes anos, a venda mais mediática da RTVE foi a dos históricos estúdios Buñuel de Madrid, em 2014, para a promotora Pryconsa por cerca de 35,2 milhões de euros. Atualmente, a empresa vende imóveis novos numa urbanização com lugares de estacionamento, piscina, ginásio, campo de padel e jardins. As penthouses custam entre 2,2 milhões e 2,5 milhões de euros. Há também apartamentos à venda por 1,1 milhões de euros.