Estrutura pré-fabricada foi feita através da plataforma de arquitetura de código aberto WikiHouse.
Comentários: 0
Na China
O projeto foi construído numa semana Wu Qingshan

Ler é um prazer. E ainda mais se for possível fazê-lo em espaços tranquilos e preparados para isso mesmo. As bibliotecas, além de servirem de espaços nos quais o conhecimento e a cultura estão armazenados há séculos, são lugares onde é possível desfrutar do prazer de mergulhar em histórias de todos os tipos.

Qualquer biblioteca, por mais pequena e humilde que seja, desempenha um papel importante na comunidade em que está inserida. É o que acontece nesta bela e moderna biblioteca, voltada especialmente para os mais pequenos. Pode ser encontrada em Huaxia, uma cidade no interior da China, na província de Hebei.

A Star Library, assim se chama este espaço pré-fabricado e projetado pela Dot Architects, foi construído em apenas uma semana, através da plataforma de arquitetura de código aberto WikiHouse. Fica junto à escola primária Er-tai, que tem cerca de 1.000 alunos e, na realidade, estas estruturas foram acrescentadas ao edifício principal. Com ele, criou-se um espaço adequado para o estudo e leitura, que substitui a sala anterior, de 45 m2, que não tinha condições adequadas.

Para projetar este conjunto bonito e funcional, a Dot Architects contou com um sistema de código aberto desenvolvido pela Wikihouse Foundation, que fornece planos para “download” de estruturas simples que podem ser construídas de forma rápida. Um sistema que já foi utilizado para projetar um grande número de edifícios de muitos tipos diferentes.

Neste caso, a biblioteca foi construída com a combinação de três módulos idênticos dispostos em fila. A estrutura norte contém as estantes da biblioteca, com um espaço público e um pátio que ocupa a área central, e o bloco sul abriga uma sala de leitura. A existência de um número considerável de janelas, distribuídas pelas fachadas, garante que os espaços desfrutem de luz natural.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta