Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dono da Zara é o novo senhorio do Facebook - comprou a sede em Seattle por 377 milhões

A Pontegadea, braço imobiliário de Amancio Ortega, também é proprietária da sede da Amazon.

Imagem do complexo Arbor Blocks / Arbor Blocks
Imagem do complexo Arbor Blocks / Arbor Blocks
Autor: Redação

O fundador da Inditex, Amancio Ortega, continua a "alimentar" o seu império imobiliário. Desta vez, comprou dois edifícios de escritórios em Seattle por um total de 377 milhões de euros. Os dois ativos estão localizados no complexo Arbor Blocks e a inquilina é nada mais nada menos que a empresa americana Facebook. A Pontegadea (braço imobiliário de Ortega) torna-se assim senhoria de duas das maiores empresas do mundo, depois de pagar 740 milhões de dólares (cerca de 668 milhões de euros), pela sede da Amazon, também localizada nesta cidade americana.

A compra dos dois edifícios de escritórios em Seattle à Vulcan, imobiliária fundada por Paul Allen (cofundador da Microsoft), e cujo inquilino é o Facebook, foi conhecida na mesma semana em que Ortega recebeu dividendos no valor de 812,5 milhões de euros, tornando-se no sexto homem mais rico do mundo segundo a revista Forbes.

O complexo de escritórios, chamado Arbor Blocks, alberga 500 funcionários da tecnológica (10% da força de trabalho total), com capacidade para crescer para 1.000 funcionários. Ortega já adquiriu em Seattle outro complexo de escritórios por 672 milhões de euros, neste caso ocupado pela Amazon, uma operação que foi fechada em março. O complexo é composto por dois edifícios com seis andares, no meio de uma zona pedonal e adequada para ciclistas, segundo o Cinco Días.

De acordo com as últimas contas apresentadas, relativas ao ano de 2018, a Pontegadea possui um portfólio imobiliário avaliado em 9.700 milhões de euros, 11% a mais que no ano anterior. Entre os seus ativos estão, por exemplo, a Torre Foster, um dos quatro arranha-céus do complexo Cuatro Torres de la Castellana e a Torre Picasso em Madrid, a loja da Apple em Barcelona, ​​o edifício Adelphi em Londres ou o complexo M Plaza em Seul.