
Noruega. Uma terra com um certo mistério, tão diferente do sul do continente europeu. Dali conhecemos o frio extremo, com média de -4,7ºC no inverno, embora as temperaturas possam ser bem mais baixas noutras zonas; também que em algumas partes do seu território a noite dura seis meses; e, claro, os fiordes, aqueles acidentes geográficos que atraem milhares de visitantes todos os anos.
Ao lado de um deles, há uma pequena cidade chamada Drøbak, que também é famosa pelos seus espetaculares pores do sol ou pelas águas azuis do fiorde de Oslo. Lá, o estúdio de arquitetura sueco White Arkitekter renovou um ginásio e construiu um novo edifício com piscina para o centro de lazer e banho Bølgen. O centro de lazer e balnear dispõe de piscina olímpica, piscina de mergulho, piscina infantil, escorrega, piscina e banhos terapêuticos, bem como sauna e spa. O nome Bølgen significa onda em norueguês.
“O Bølgen Bath & Leisure Centre foi concebido como um centro de natação e 'fitness' para toda a família. É um local de exercício, lazer, educação e terapia num edifício que atende de forma independente a todas essas atividades, mas que funciona como um centro coeso de bem-estar ”, destaca o estúdio no seu site.
A conceção dos seus espaços permite aos visitantes conviver e navegar facilmente entre as atividades no seu interior. Porém, a sua principal característica deve-se à sua localização: foi construído numa encosta de floresta acima do fiorde. Isso tornou a obra mais trabalhosa, nomeadamente para assentar o edifício sem problemas num terreno tão complicado.
Em vez de um volume estático convencional, o centro é dividido em níveis diferentes que podem receber iluminação, aparência, condições acústicas e ambientes diferentes para separar cada elemento um do outro, se necessário. Materiais de baixa manutenção e ecológicos foram selecionados para melhorar a experiência do visitante, bem como para apoiar a saúde pública.
O centro contém uma piscina principal com trampolins de 1,3 a 5 metros ao lado de piscinas para treinamento, terapia e atividades infantis. Também estão incluídos no edifício um spa, balneários, refeitório, cozinha, loja e cave técnica. Além disso, uma ginásio de arrendamento comercial e escritórios ocupam os níveis acima da piscina, gerando receita adicional para o município.
O estúdio envolveu o complexo numa fachada de metal perfurado revestido de pó de uma cor vermelha enferrujada para contrastar com a encosta coberta de neve. O vidro atrás da cortina de metal reflete as mudanças de luz ao longo do dia. Por sua vez, os vidros do chão ao teto percorrem toda a extensão da piscina, e uma janela alta permite a entrada de mais luz nas extremidades.







Para poder comentar deves entrar na tua conta