Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Antiga fábrica vitoriana convertida num espetacular espaço de trabalho e eventos

O Yorkton Workshops, que é o nome dado a este espaço, está localizado na Yorkton Street, em East London.

Exterior
Antiga fábrica / Pearson Lloyd
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Nas grandes cidades, é cada vez mais comum optar pela reabilitação e recuperação de edifícios antigos para adaptá-los aos padrões de vida atuais. Essa prática é muito interessante, por vários motivos. Uma delas é que permite manter a personalidade e a história de cada espaço urbano, ao invés de promover uma homogeneização que acaba por reduzir o interesse e personalização. Os exemplos são muitos, desde antigos palácios que se convertem em sedes de grandes empresas, administrações públicas ou hotéis, até casas simples que se tornam espaços de habitação ou de trabalho. As possibilidades são muito variadas.

Em Londres encontramos outro exemplo que nos chamou à atenção, um projeto de reabilitação para converter um edifício antigo num estúdio de arquitetura.

Juntamente com a Cassion Castle Architects, o estúdio londrino Pearson Lloyd projetou e modernizou uma antiga oficina vitoriana para abrigar as suas próprias instalações. Além do espaço de trabalho em si, o complexo fica completo com oficinas, salas de reuniões e espaço para exposições.

O Yorkton Workshops, que é o nome dado a este espaço, está localizado na Yorkton Street, em East London. Na verdade, é um edifício de duas metades, uma vitoriana e outra moderna. A parte vitoriana, onde existem espaços para reuniões e eventos, mantém a essência daquela época em que Londres era a capital do mundo, mas com um toque muito íntimo e doméstico.

As características originais foram preservadas e, sempre que possível, os materiais constituintes do edifício, incluindo tijolos, vigas e aço, foram reutilizados e reciclados.  A metade mais moderna é uma fábrica da década de 1990, construída para substituir uma estrutura anterior danificada pelo fogo, onde as oficinas e o estúdio principal estão localizados.

As duas estão ligadas por uma zona exterior ajardinada, bem no coração do edifício e uma ponte entre o antigo e o novo, que permitirá que ambas as estruturas se expressem como diferentes, mas interligadas.

No futuro imediato, o tamanho e a versatilidade do espaço criam uma oportunidade única de usar o estúdio como um laboratório para explorar novos modelos de locais de trabalho. Como designers, a abordagem de Pearson Lloyd exige que os produtos e espaços sejam desenvolvidos interativamente em resposta às interações físicas do mundo real.