Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Casas por 1 euro: a iniciativa também já chegou a França

Depois de um grande sucesso em Itália, vários países estão a aderir à "moda" de vender imóveis a um preço simbólico.

Gtres
Gtres
Autor: Redação

O sucesso da iniciativa de vender casas por 1 euro em Itália teve eco internacional. Alguns países decidiram aderir à iniciativa e a verdade é que esta "moda" também já chegou a França, a várias localidades. 

É o caso de Roubaix, uma cidade na fronteira com a Bélgica, onde é possível adquirir um imóvel a um preço simbólico. Isto se o comprador se comprometer a renová-las e não vender durante cinco anos. O objetivo, como acontece em Itália, é revitalizar estas pequenas comunidades a partir dos seus ativos imobiliários que estão em desuso ou abandonados.

A iniciativa também conquistou Champ-du-Boult, uma vila no coração da Normandia, onde vivem apenas 388 pessoas. Trata-se de um refúgio ideal,na tranquilidade intocada da natureza para quem quer fazer uma pausa do caos metropolitano. Para atrair novos residentes, os terrenos para construção são vendidos por 1 euro o metro quadrado (m2).

Atualmente, 25% das casas são propriedade de britânicos que usam os imóveis apenas como casas de férias. Por isso, o autarca pretende repovoar a vila permanentemente, e lançou este projeto, dando prioridade às famílias com crianças.