Tem 1.700 casas, um centro de conferências, um hotel, parques e jardins em 240.000 m2. Situa-se junto do Menlo Park, nos EUA.
Comentários: 0
Bairro sustentável do Facebook
Willow Village -Render

O gigante tecnológico Facebook projetou a sua própria cidade autossustentável nos arredores de Menlo Park (San Mateo, Califórnia, EUA), onde se encontra a sede da empresa dirigida por Mark Zuckerberg. Chama-se Willow Village e terá 240.000 metros quadrados, mais de 1.500 casas para empregados, mas também apartamentos destinados a arrendamento acessível. E vai ter ainda um hotel, um centro de conferências, parques e jardins. Em termos de mobilidade, a comunidade deverá priorizar os passeios pedestres e para bicicletas.

O projeto inicial remota a 2013 e era muito mais humilde, tendo menos de 400 casas. Este desenho foi, entretanto, modificado tornando-o maior e com mais atenção a aspetos sociais e sustentável. E tudo foi desenhado envolvendo os próprios empregados do Facebook, mas também os vizinhos e líderes comunitários de Menlo Park.

Os preços das casas em toda a baía de São Francisco - e particularmente nas áreas do Vale do Silício, São José e São Mateo, onde está localizado o Parque Menlo - estão entre os mais altos dos EUA. E isso constituí um problema sério para muitos empregados das grandes empresas de tecnologia que ali se situam, em termos de taxa de esforço e de acesso à habitação. Para ajudar no acesso à habitação, o Facebook oferece ainda apoios até 10.000 dólares (cerca de 8.477 euros).

A Willow Village adere às normas LEED Gold e nela estão integrados edifícios totalmente elétricos, com sistemas para recliclar água, materiais sustentáveis, alta produção de energia fotovoltaica e outras medidas ambientais.

Este projeto na cidade de Menlo Park encontra-se agora na fase de preparação do Relatório de Impacto Ambiental, mas só deverá estar concluído no final de 2021.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta