Esta medida visa diminuir os acidentes, mas também reduzir os níveis de poluição atmosférica e de ruído na cidade.
Comentários: 0
Paris limita velocidade a 30km/hora na maioria das ruas
wikimedia_commons
Lusa

Paris começou a aplicar esta segunda-feira, dia 30 de agosto de 2021, um limite de velocidade de 30 quilómetros por hora no tráfego na maioria das suas ruas para aumentar a segurança e qualidade de vida na cidade. Apenas em algumas ruas principais da capital parisiense é agora possível conduzir até ao máximo de 50 quilómetros por hora (km/h). O limite de 70 km/h manteve-se para as estradas da faixa periférica.

A redução da velocidade para 30 km/h visa diminuir os acidentes, mas também reduzir os níveis de poluição atmosférica e de ruído na cidade.

Paris limita velocidade a 30km/hora na maioria das ruas
Foto de Anna Urlapova en Pexels

Iniciativa vai aumentar a segurança para crianças, seniores e ciclistas

Na edição deste domingo o jornal francês Le Parisien divulgava o resultado de uma sondagem realizada este mês e onde se conclui que 61% dos parisienses estão a favor da limitação a 30 km/h e que 71% dos inquiridos acreditam que a medida aumentará a segurança, principalmente dos “mais vulneráveis, como as crianças, seniores e ciclistas”. A maioria também acredita que a medida pode ajudar a combater as alterações climáticas e diminuir a poluição sonora.

Apenas 34% dos habitantes da capital francesa possuem carro, ou seja, grande parte dos carros que circulam nas ruas são de moradores da periferia que vão trabalhar ou em busca de lazer e serviços.

A sondagem foi realizada a 1.008 pessoas, automobilistas e não automobilistas, entre o dia 20 e 24 de agosto, referia o Le Parisien.

Esta decisão junta-se a outras medidas tomadas nos últimos anos para limitar a velocidade de circulação no trânsito, principalmente no centro de Paris. O objetivo é abrir cada vez mais a cidade de ruas estreitas às pessoas que prefiram andar a pé, bicicleta ou patins.

Paris limita velocidade a 30km/hora na maioria das ruas
Foto de Daria Shevtsova en Pexels

Outras medidas já tomadas e na calha

O encerramento ao trânsito das vias do cais do Sena em 2016, a criação de 60 quilómetros de ciclovias, a supressão de 60 mil lugares de estacionamento na cidade, são alguma das medidas tomadas nos últimos anos.

Paris tem também em estudo o encerramento do centro histórico para carros particulares de não residentes, inicialmente previsto para 2022, mas que pode ser adiado por um ano.

A redução da velocidade tem recebido críticas das associações de motoristas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade