Durante anos, a China foi um campo experimental de arquitetura. E há um concurso anual onde é possível votar nos edifícios mais estranhos.
Comentários: 0
Os edifícios mais feios da China
The Matryoshka Hotel Créditos: 2021.archcy.com

Há mais de um década que o site de arquitetura archcy.com realiza um concurso anual para eleger os "10 edifícios mais feios da China". O país assistiu a um ‘boom’ de construção nos últimos 40 anos, e a verdade é que vários projetos ambiciosos acabaram por tornar-se em verdadeiras loucuras e monstruosidades.

A lista provou ser tão bem-sucedida em chamar a atenção para a má arquitetura que até motivou uma resposta do Governo. Já em abril deste ano, a China proibiu a “arquitetura feia”, vários anos depois do próprio presidente Xi Jinping ter criticado os edifícios “estranhos” que surgiram no país nas últimas décadas.

O site organizador do concurso afirma que o objetivo da votação é “provocar a reflexão sobre a beleza e feiura da arquitetura e promover a responsabilidade social dos arquitetos”.

Na galeria de hoje apresentamos-te alguns dos edifícios mais bizarros a concurso, uma espécie de ‘hall of fame’ da vergonha. Os resultados (da votação online pública e do júri) serão conhecidos em dezembro de 2021. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta