Casas modulares que podem ser empilhadas em altura para construir edifícios como blocos de Lego. Assim é o PolyBloc.
Comentários: 0
PolyBloc
Cutwork

Atualmente, a maioria dos projetos de casas pré-fabricadas destinam-se a residências unifamiliares. Mas construir edifícios à base da junção de módulos pode marcar o futuro nos próximos anos, já que a sua rápida construção e eficiência, entre outras qualidades, podem impactar positivamente o crescimento das cidades.

Sob essas premissas, o estúdio de arquitetura com sede na Holanda e na França Cutwork, projetou o PolyRoom, casas modulares que podem ser empilhadas em altura para construir edifícios como blocos de Lego (PolyBloc).

módulos PolyBlock
Cutwork

De acordo com a Cutwork, a ONU estima que até 2050 as cidades somarão mais de três milhões de habitantes. Se isso continuar na taxa atual de crescimento habitacional, mais de 2.000 milhões de novas casas serão construídas até o final do século XXI. Isso significa construir uma cidade de um milhão de pessoas a cada semana. Números difíceis de encontrar com os métodos de construção atuais. No entanto, a Cutwork propõe construir arranha-céus montando os seus PolyRooms uns sobre os outros.

casas PolyBlock
Cutwork

Os módulos têm área de 21 metros quadrados (m2) e vêm de fábrica com móveis multifuncionais, como camas e guarda-roupas dobráveis, entre outras coisas para aproveitar o espaço. O PolyRoom foi projetado para ser produzido avulso e empilhado como tijolos Lego para construir blocos residenciais completos (PolyBloc) em muito menos tempo do que os métodos convencionais de construção. "A construção modular pode permitir uma urbanização rápida e adaptável em várias condições, limitações e contextos", comentam desde a empresa.

Edifícios para promover a biodiversidade das cidades

O estúdio projetou as casas para que possam ativar a biodiversidade das cidades. O projeto PolyBloc inclui varandas, fachadas e telhados verdes com sistemas de irrigação automática, totalmente integrados à unidade básica pré-fabricada a partir da qual o edifício é construído.

“Nos últimos 30 anos, cerca de 421 milhões de aves desapareceram na Europa. No geral, mais de 40% das espécies de aves estão em vias de extinção. Este é apenas um dos muitos exemplos de colapso ecológico que estamos a enfrentar. A urbanização desempenha um papel fundamental na reversão dessa tendência. PolyBloc é cuidadosamente projetado para ajudar a estabelecer ecologias multi-espécies prósperas, mesmo em áreas urbanas densas”, explicam.

montagem PolyBloc
Cutwork

Para isso, selecionaram cuidadosamente todas as espécies de plantas que são cultivadas nas casas, uma vez que adaptam ao ecossistema local. Isso ajuda a estabelecer um nicho para espécies de insetos que servirão de alimento para pássaros e biodiversidade em cada estágio da cadeia alimentar.

“Entre plantas e folhagens, adicionamos uma casa para pássaros ao PolyRoom. Furos de diferentes tamanhos e tipos de poleiros de entrada podem ser integrados para acomodar as aves locais selecionadas no local final onde os módulos são empilhados para formar o PolyBloc, possibilitando o estabelecimento de novos tipos de habitats partilhados”, assinalam desde a Cutwork.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta