O preço médio das casas atingiu um novo recorde de 265.312 libras, pouco mais de 316.000 euros, segundo a Nationwide.
Comentários: 0
comprar casa no Reino Unido
GTRES

O crescimento dos preços das casas no Reino Unido atingiu máximos de 2004 em março, de acordo com os dados da Nationwide. O preço médio da habitação atingiu um novo recorde de 265.312 libras, pouco mais de 316.000 euros, o que representa um aumento de 33.000 libras no último ano, quase 40.000 euros ao câmbio atual. Esse custo é 21% maior do que antes do surto da Covid-19 no início de 2020.

Os preços das casas no Reino Unido cresceram mais do que o esperado em março, mas os especialistas alertam para uma desaceleração nos próximos meses, à medida que a inflação aumenta. O passado mês de março fechou com um aumento significativo de 14,3% em relação ao ano anterior, o maior aumento anual registado nos últimos 18 anos, e superando os 12,6% de fevereiro, segundo a Nationwide.

A taxa de crescimento superou a previsão de 13,5% na última análise entre enconomistas da Reuters. “Esta aceleração nos preços das casas aumenta as preocupações com um mercado imobiliário pós-pandemia em expansão que parece estar fora de controlo”, disse Andrew Wishart, economista da Capital Economics.

Comprar casa no Reino Unido custa mais 40.000 euros que há um ano
Unsplash

“O mercado imobiliário beneficiou das poupanças significativas acumuladas pelas famílias durante o confinamento e das baixas taxas de juro”, acrescenta Mark Harris, diretor executivo da SPF Private Clients.

"O acesso à habitação continua a ser uma grande preocupação para muitos, especialmente para os compradores de primeira viagem preocupados com os preços fora do mercado", disse Iain McKenzie, diretor executivo do The Guild of Property Professionals.

Os imóveis unifamiliares são os que mais têm beneficiado desta forte procura, em que se procura mais espaço para viver após o aumento do teletrabalho. Os preços deste tipo de habitação aumentaram acima da média, quase 22,6% desde o início da pandemia, o que se traduz em quase 68.000 libras, cerca de 81.000 ao câmbio atual. Durante o mesmo período, o preço dos apartamentos subiu 14,1%, cerca de 24.000 libras, cerca de 28.600 euros ao câmbio atual.

O mercado imobiliário em Londres continua a crescer, subindo 7,4% no primeiro trimestre, mas permanece abaixo dos aumentos de dois dígitos observados no País de Gales ou no Sudoeste da Inglaterra.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta