Localizado em Phoenix, o prédio tem seis andares e inclui apartamentos e espaços comerciais.
Comentários: 0
casas feitas com contentores
Local Studio

Os contentores têm muitos usos. Um deles, e provavelmente o mais conhecido, é servir para transportar coisas de um lugar para outro. Mas este não é o único. Há muitos projetos interessantes que procuram converter os contentores em casas. Algumas delas, na sua maioria, são constituídas por habitações mais ou menos pequenas destinadas a albergar, no máximo, uma única família. Outros, por outro lado, são projetos de certa magnitude capazes de abrigar um bom número de pessoas no seu interior.

É o caso do IDA, projeto do Local Studio, que tem o mérito de ser, até à data, o edifício de contentores mais alto dos EUA, com seis pisos e 18 apartamentos T1 e T2 e com rés do chão que pode ser convertido em espaços comerciais. O Local Studio trabalhou em colaboração com a cidade de Phoenix no projeto para se alinhar no plano de ação climática da cidade, que inclui opções de habitação mais sustentáveis. O processo arrancou em 2021 e ficou terminado em junho deste ano.

transformar contentores marítimos
Local Studio
A paisagem circundante é povoada por plantas e árvores do deserto que requerem pouca água para fornecer sombra ao longo da rua. Para acomodar ainda mais o sol do Arizona, a tinta refletora de calor foi escolhida para manter as temperaturas baixas e reduzir o consumo de energia. Além disso, está equipado com um chuveiro ao ar livre e uma estação de carregamento de bicicletas elétricas, além de uma estação de conserto de bicicletas, para incentivar o deslocamento neste veículo. Além disso, a estrutura servirá como um exemplo arquitetónico para estudantes, promotores e funcionários da cidade que estudam engenharia, sustentabilidade e design de contentores.

casas feitas de contentores marítimos
Local Studio

O IDA foi construído usando mais de 370 toneladas de aço reciclado na forma de contentores, mas o prédio acabado é alimentado por energia renovável através de seu sistema solar de 33 quilowatts. Sobre a calçada, um toldo solar de dupla face protege os transeuntes, além de fornecer eletricidade para o espaço comercial do piso térreo. Há também um deck de telhado com sombra solar de dupla face, proporcionando vistas do horizonte do centro da cidade, ao mesmo tempo que produz cerca de 40% das necessidades de energia dos apartamentos.

construção sustentável
Local Studio

Além dos materiais de construção reciclados, foi construído um elemento de design simples e de grande impacto: os 'bioswales'. São pequenas valas cheias de plantas cavadas entre a calçada e a rua, que armazenam naturalmente a água da chuva para irrigação da flora do deserto, ao mesmo tempo que filtram o escoamento poluído. A isto junta-se um tanque de armazenamento de 11.000 litros. Na parte externa do IDA existem estruturas de esgoto de cimento, geralmente enterradas no subsolo, que armazenam o excesso de água.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta