
Na hora de escolher um país estrangeiro para viver são vários os aspetos que contam, desde o clima, à segurança, passando pelas atividades de lazer. E, pesando todos estes fatores na balança, Lisboa foi considerada pelos cidadãos estrangeiros uma das cidades europeias mais atrativas para viver. A capital portuguesa ocupa o décimo lugar numa lista liderada por Edimburgo, uma cidade na Escócia, Reino Unido.
A flexibilidade que o teletrabalho trouxe para o ambiente laboral tem gerado uma onda de nómadas digitais pelo mundo. São muitos os estrangeiros que migram dos seus países para embarcar na experiência de viver além-fronteiras. Mas quais são as cidades da Europa que mais atraem os futuros expatriados que procuram o lugar ideal para viver?
Para responder a esta questão, a Holidu realizou um estudo partindo de frases tipicamente utilizadas na procura de novas experiências de vida no estrangeiro. E os resultados estão à vista: Lisboa foi considerada a décima cidade da Europa mais atrativa para viver por estrangeiros, contabilizando 2.500 pesquisas mensais médias em todo o globo, revelam em comunicado.
O clima ameno, a gastronomia típica, a segurança, as praias, as paisagens verdes e os monumentos de Lisboa podem ajudar a explicar estes resultados. E um estudo recente do idealista corrobora-os: o município de Lisboa foi o mais procurado por estrangeiros para comprar casa em Portugal no segundo trimestre de 2022. A procura de casas para comprar na capital é particularmente expressiva por famílias oriundas dos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha e França, aponta o mesmo estudo publicado em julho deste ano.
Além de Lisboa, há outros centros urbanos que compõem o top10 das cidades da Europa que mais têm atraído os estrangeiros para viver, revela o mesmo estudo da Holidu:
- Edimburgo, Reino Unido (20.600 pesquisas mensais globais médias)
- Dublin, Irlanda (17.570)
- Barcelona, Espanha (12.000)
- Londres, Reino Unido (10.650)
- Berlim, Alemanha (5.150)
- Paris, França (4.700)
- Madrid, Espanha (4.520)
- Amesterdão, Holanda (4.450)
- Manchester, Reino Unido (3.200)
- Lisboa, Portugal (2.500)

Viver no estrangeiro: estas são as cidades mais desejadas do mundo
Além de uma análise à escala europeia, a Holidu também procurou saber quais são as 10 cidades do mundo mais atrativas para viver na ótica dos cidadãos estrangeiros. E concluiu que Edimburgo, na Escócia, é “a cidade mais desejada para viver no estrangeiro, não só na Europa, mas no mundo”, explicam no documento. Neste ranking, a cidade de Dublin, na Irlanda, ocupa o segundo lugar, e o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, completa o top3.
Este é o ranking das cidades do mundo que mais atraem expatriados para viver, de acordo com o mesmo estudo:
- Edimburgo, Reino Unido (20.600 pesquisas mensais globais médias)
- Dublin, Irlanda (17.570)
- Dubai, Emirados Árabes Unidos (13.200)
- Barcelona, Espanha (12.000)
- Londres, Reino Unido (10.650)
- Singapura, Singapura (8.700)
- Miami, EUA (7.800)
- Nova Iorque, EUA (7.550)
- Boston, EUA (6.200)
- Hong Kong, Hong Kong (5.800)
De notar que o top5 mundial é dominado por cidades europeias - representam 4 em 5. E ainda que os EUA é o país que possui mais cidades desejadas pelos estrangeiros para viver.

Para poder comentar deves entrar na tua conta