A maioria dos consumidores europeus (88%) procura maior variedade de marcas e uma experiência de compra inclusiva quando escolhem o local onde vão fazer compras. Segundo um estudo da consultora imobiliária CBRE, para os consumidores jovens (18-24 anos), a experiência social continua a ser bastante importante na hora de fazer compras, daí preferirem ir a centros comerciais. O mesmo não sucede, no entanto, com as pessoas mais velhas (entre 55 e 64 anos).

Viver num centro comercial: o primeiro "mall" dos EUA evita a demolição reinventando-se com "mini-lofts"
Em 2010, o centro comercial "Arcade Providence" de Rhode Island entrou no mais alto da lista dos 10 edifícios históricos dos EUA em perigo de extinção. Foi o primeiro centro comercial fechado no país e estava a ponto de ser demolido depois de quase 200 anos aberto de forma contínua. Hoje, só quatro anos depois, mais de 4.000 pessoas lutam por viver num dos edifícios mais emblemáticos da costa este norte-americana.
Proprietários de centros comerciais preocupados com o impacto do e-commerce
Os proprietários e gestores de centros comerciais consideram que o e-commerce (comércio eletrónico) está a ter grande impacto no setor. Em causa está o estudo “Survival of the Fittest”, da consultora Cushman & Wakefield (C&W), que apresenta os resultados de inquéritos feitos a proprietários e gestores de 1.500 centros comerciais (cerca de 20% do total do mercado europeu).
Há mais centros comerciais por habitante em Portugal do que em Espanha, França, Alemanha ou Reino Unido
Portugal tem três milhões de metros quadrados de centros comerciais. Mas face ao total da população residente, por cada mil habitantes dispõe de 267,8 metros quadros de centros comerciais. Mais que França, Reino Unido , Alemanha e Espanha.
França, Rússia e Reino Unido, os campeões dos centros comerciais
A “febre” dos centros comerciais está a passar ao lado de Portugal, já que este ano só foi inaugurado um espaço, o Alegro Setúbal, que tem 42.500 metros quadrados (m2). Por outro lado, não há centros comerciais em construção. Um cenário que contrasta com os vividos em França, Rússia e Reino Unido.
Governo quer abrir 18 novas Lojas do Cidadão até junho de 2026
O secretário de Estado para a Digitalização disse, terça-feira, dia 14 de outubro de 2025, que vão ser abertas 18 Lojas do Cidadão em 18 municípios novos até junho, entre os quais Barrancos e Ourém, e 16 Espaços Cidadão em distritos do interior.
Nhood comercializa a primeira Loja do Cidadão de Alverca
A Nhood anunciou recentemente a conclusão e comercialização da primeira Loja do Cidadão do concelho de Vila Franca de Xira, localizada na Galeria de Alverca, no piso 1. Esta Loja do Cidadão, com 1.095 metros quadrados (m2), reúne vários serviços essenciais num único espaço.
Para poder comentar deves entrar na tua conta