Comentários: 0
E a cidade mais cara do mundo é…
wikimedia_commons

Luanda é, pelo segundo ano consecutivo, a cidade mais cara do mundo para expatriados. Segundo o estudo global sobre o Custo de Vida de 2014, elaborado pela consultora Mercer, o top dez do ranking é composto sobretudo por cidades europeias, africanas e asiáticas. Lisboa encontra-se a no 94º posto, entre 211 cidades. 

Em segundo lugar da lista das cidades mais caras para expatriados encontra-se N’Djamena, no Chade, e a completar o pódio está Hong Kong. Seguem-se, por esta ordem, Singapura e as suíças Zurique e Genebra. Tóquio (Japão) está na sétima posição, Berna (Suíça) na oitava, Moscovo (Rússia) na nona e Shangai (China) na décima. Na cauda do ranking aparece Karachi (Paquistão), que ocupa a 211ª posição e é a cidade menos dispendiosa do mundo para expatriados.

“Este estudo é considerado um dos mais fidedignos e completos do mundo e destina-se a ajudar empresas, bem como governos e outras entidades, a determinarem subsídios de compensação para os seus colaboradores expatriados. Nova Iorque é utilizada como cidade-base, servindo de comparação para todas as outras cidades. Deste modo, os movimentos monetários são medidos em relação ao dólar americano”, explica a Mercer no seu site. 

Segundo Tiago Borges, responsável da área de estudos de Mercado da Mercer, “as classificações em muitas regiões foram afetadas por eventos mundiais recentes, como por exemplo flutuações cambiais, inflação dos custos ao nível dos bens e serviços e volatilidade nos preços de alojamento”. 

As diferenças nos custos dos produtos e bens variam bastante de cidade para cidade. Em Luanda, por exemplo, um bilhete de cinema custa 15,77 euros, face aos 6,70 euros cobrados em Lisboa. Já um litro de gasolina custa 0,45 euros na capital angolana face aos 1,60 euros praticados em Lisboa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta