A Taxa de Desemprego tem vindo a sofrer alterações significativas desde 2009. Como podes ver no gráfico, em Portugal, e segundo dados do Eurostat, subiu bastante com o passar dos anos, embora agora esteja de novo a recuar – em abril era de 14,6% e em maio desceu para 14,3%.
Clica aqui para veres a evolução da Taxa de Desemprego nos outros países da União Europeia

Radiografia do dia: O desemprego em Portugal e na UE
A taxa de desemprego em Portugal voltou a recuar em maio, baixando para 14,3% da população ativa. Trata-se, segundo dados do Eurostat, de uma das maiores quedas da União Europeia (UE) em termos homólogos. Desta forma, o número oficial de desempregados caiu para 736 mil, menos 14 mil pessoas que no mês anterior (abril) e menos 145 mil que em maio de 2013.
Radiografia do dia: Evolução do desemprego em Portugal
O desemprego está a diminuir em Portugal. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego estimada para o primeiro trimestre do ano foi 15,1%. Trata-se de um valor inferior (-2,4%) ao estimado para o trimestre homólogo e ao trimestre anterior (-0,2%).
Como a lua cheia afeta o sono? Descobre os efeitos no corpo e na mente
O stress, a ansiedade, a má alimentação e a rotina agitada são fatores comuns que prejudicam o sono. Mas há quem diga que, durante a lua cheia, dormir se torna ainda mais difícil.
Análise e resiliência lideram futuro do mercado de trabalho
O mercado de trabalho de 2025 será marcado por uma forte valorização das competências cognitivas e sociais, segundo um relatório do Fórum Económico Mundial. O estudo, baseado em mais de 1.000 respostas de grandes empresas a nível global, aponta o pensamento analítico como a competência mais procurada pelos empregadores, mencionada por 69% dos inquiridos. O relatório destaca uma viragem clara em direção às chamadas "soft skills", como a empatia, a escuta ativa e a capacidade de apre
Universidades recebem menos alunos: quebra de 12% em 2025
O número de novos estudantes no Ensino Superior em Portugal caiu para mínimos de nove anos. Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso de 2025 foram colocados 43.899 alunos, menos 12,1% do que em 2024, quando tinham sido admitidos quase 50 mil. A quebra deve-se sobretudo à diminuição de candidatos: este ano houve 48.718 inscrições, menos 9.583 face ao ano passado, o que representa uma descida de 16,4%.
Para poder comentar deves entrar na tua conta