
A Associação Nacional de Proprietários (ANP) quer que a fatura do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) seja incluída nos gastos dedutíveis ao IRS realizados nos dois anos anteriores ao início do arrendamento. Esta proposta foi apresentada ontem (dia 11) pelo presidente da ANP, António Frias Marques, num encontro com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, no âmbito da consulta pública do IRS.
De acordo com o Dinheiro Vivo, no anteprojeto da reforma do IRS, apresentado em julho por uma comissão presidida por Rui Morais, prevê-se a possibilidade de se deduzir ao IRS os gastos com obras de conservação e manutenção de uma casa, quando realizados nos dois anos antes do início do arrendamento. António Frias Marques aplaude a medida, mas quer que o leque de deduções seja alargado ao IMI – atualmente é dedutível apenas em relação aos anos em que há registo de rendimento de rendas.
A ANP considera ainda que é necessário que os juros dos empréstimos contraídos para comprar ou recuperar imóveis sejam incluídos no leque de despesas que a comissão sugere que passem a ser dedutíveis aos rendimentos prediais.
Para poder comentar deves entrar na tua conta