Sejamos realistas, se levas mais de três meses a tentar arrendar a tua casa e ainda não encontraste inquilino é porque alguma coisa estás a fazer mal. É possível que a tua casa não esteja bem situada, mas é ainda mais provável que a falta de interesse seja culpa tua. A maioria dos proprietários não se incomoda muito para tentar arrendar casa: não se informam de como está o mercado, não têm cuidado com as fotos, não atualizam o anúncio...
Para que não te faças velho à espera de encontrar um inquilino para a casa que tens vazia, contamos-te como aproveitar as facilidades que nos oferece a internet para arrendares a tua casa em menos de 48 horas, sempre e quando te envolvas ao máximo:
1 - Observa o mercado: durante um tempo prudencial (que bem pode ser um mês) estuda os preços de casas semelhantes na zona onde está a tua. O mercado te orientará sobre o preço que deves pedir.
2 - Esmera-te no anúncio: fazer as coisas depressa e a correr não é o melhor... elege o portal imobiliário que me melhor se ajuste às tua necessidades. Publica tantas fotos quantas possas (sempre com qualidade e de alta resolução), mostra as plantas, oferece uma descrição detalhada e não te esqueças de meter a morada certa.
3 - Não deixes passar a oportunidade: quando te façam as comprovações necessárias, o anúncio estará ativo e começarás a receber contactos por telefone ou correio eletrónico. Responde o antes possível.
4 - Usa as redes sociais: partilha o teu anúncio no twitter, facebook, linkedin...de certeza que muitos dos teus familiares, amigos e conhecidos o irão divulgar de boa vontade com os seus contactos e gerar mais interesse na tua casa.
5 - Organização: reúne todos os candidatos a inquilino no mesmo tempo. Toma o tempo necessário para falar com eles sobre o que lhes chamou à atenção no anúncio e na casa (serve-te para melhorares os erros) e elege um pequeno grupo de três ou quatro finalistas.
6 - "Googlea-os" com o nome e os apelidos dos possíveis inquilinos e um computador ligado à internet podes obter informação muito útil para saber se o que te contaram é verdade, se são solventes ou se mudam muito (e terás que voltar a arrendar a casa outra vez em pouco tempo). Com sorte terás algum conhecido comum que te poderá dar referências em primeira mão.
Para poder comentar deves entrar na tua conta