
A escolha e instalação do ar condicionado certo é 42º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
A minha casa é muito antiga e os seus acabamentos são de fraca qualidade. Por isso, passamos muito frio no Inverno e muito calor. Estamos a pensar instalar um aparelho de ar condicionado, mas precisamos da vossa ajuda para o escolher e instalar.
A situação que nos relatas é comum a muitos portugueses e o pedido que nos remetes é muito oportuno.
Desde janeiro que apenas empresas certificadas (empresas e não técnicos, é importante distinguir) podem instalar, efetuar manutenção ou prestar assistência técnica a equipamentos que possuem gases fluorados, como é o caso dos aparelhos de ar condicionado.
Para evitar a libertação intencional ou acidental para a atmosfera destes gases com efeito de estufa (GEE) e garantir o seu correto manuseamento, entrou em vigor no dia 1 de janeiro um regulamento comunitário que estabelece regras específicas sobre o confinamento, utilização, recuperação e destruição de gases fluorados.
Impõe, ainda, condições à colocação no mercado de produtos e equipamentos específicos que contenham, ou cujo funcionamento dependa de, gases fluorados com efeito de estufa.
Assim, o primeiro conselho que te queremos apresentar é: antes de comprar o aparelho, consulta a lista de empresas certificadas
Nem todas as empresas instaladoras de ar condicionado no nosso mercado estão certificadas, seja por ainda não terem sentido necessidade de o fazerem, seja por motivos burocráticos de demora na atribuição de certificados ou devido a listas de espera nos centros de formação.
A nossa segunda dica é: antes de o adquirires, num instalador, numa loja ou grande superfície, informa-te sobre quem vai fazer a instalação e garante que essa empresa é certificada. Podes consultar uma listagem das empresas certificadas na página do CERTIF.
Aproveita para verificar, no ato da compra, se a instalação está incluída, para receberes uma fatura única de venda e instalação. A loja pode faturar a instalação mesmo não sendo certificada para o fazer, desde que contrate uma empresa que o seja. Em caso de avaria, terás apenas um interlocutor e não sofrerás um “jogo do empurra” entre quem vendeu e quem instalou.
Terceira recomendação: antes de escolher o aparelho de ar condicionado, consulta o nosso teste comparativo e o guia de compras.
Podes, também, conhecer melhor a legislação que mencionámos no início da resposta e os produtos abrangidos pelo referido regulamento na página da Agência Portuguesa do Ambiente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta