Comentários: 0

A Grécia inicia hoje um “novo ciclo”, na sequência do acordo entre o governo de Alexis Tsipras e os credores, que permitirá a negociação de um terceiro resgate. Os bancos reabriram, ainda com algumas restrições, começaram a ser aplicados os aumentos do IVA e chegam a Atenas os 7.000 milhões de euros do financiamento temporário, dos quais 4.000 milhões devem ser hoje pagos ao Banco Central Europeu (BCE).

Segundo o Diário de Notícias, depois do controlo de capitais anunciado a 28 de junho, os bancos gregos voltaram hoje a funcionar, embora com restrições. “Os bancos estão prontos a abrir e não esperamos problemas de maior esta segunda-feira”, disse à Reuters fonte do Banco da Grécia.

Uma situação que só foi possível depois de, na quinta-feira (dia 16), o BCE ter aumentado em 900 milhões a linha de emergência para os bancos (ELA). Uma medida tomada na sequência do acordo celebrado entre credores e Atenas na madrugada do passado dia 13.

Quer isto dizer que os gregos podem passar a levantar no máximo 420 euros por semana. E têm também acesso aos seus cofres bancários, que não foram abrangidos pelo controlo de capitais. Já as restrições às transferências para o estrangeiro mantêm-se.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta