O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, está entre os líderes políticos com salário mais baixo na União Europeia, atrás do homólogo grego e italiano e muito longe dos mais bem pagos, como a alemã Angela Merkel ou do luxemburguês Xavier Better. Em termos globais, Barack Obama é o chefe de Estado que mais ganha. O presidente dos EUA tem um rendimento cerca de quatro vezes e meia mais do que Costa.
Segundo um estudo elaborado pelo CNN Money e divulgado pelo jornal espanhol El Mundo, António Costa ganha 78.194 euros por ano, antes de descontos e contribuições, o terceiro valor mais baixo da Europa a 15 Estados. Abaixo do primeiro-Ministro português, surgem apenas o líder do governo espanhol Mariano Rajoy, com pouca diferença, e o húngaro Viktor Orban.
Angela Merkel lidera a lista de líderes da União Europeia, com um salário anual que chega aos 290 mil euros. O valor é quase quatro vezes maior do que o ordenado de António Costa e está entre os salários mais altos dos chefes de Estado de todo o mundo.
A liderança do ranking mundial de líderes políticos mais bem pagos pertence ao presidente dos Estados Unidos: Barack Obama recebe pouco mais de 356 mil euros por ano, cerca de quatro vezes e meia mais do que António Costa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta