A entrega da declaração do IRS de 2015 arranca hoje, 1 de abril até ao último dia do mês, para os trabalhadores dependentes (categoria A) e os pensionistas (H), a maioria dos contribuintes. Atenção porque há várias novidades, entre as quais que passam a coincidir os períodos de apresentação da declaração de rendimentos do ano passado pela Internet ou em papel.
Outra das inovações é que a Autoridade Tributária vai emitir “senhas na hora” para os contribuintes entregarem as declarações de IRS a partir do Portal das Finanças. Este serviço vai estar disponível nos serviços de Finanças e Lojas do Cidadão e visa evitar que os contribuintes tenham de esperar vários dias para receber os códigos a partir dos correios, publicou esta quinta-feira o Jornal de Negócios.
As “senhas na hora” vão ser, porém, provisórias. A primeira utilização tem de ser feita nos cinco dias seguintes e cada contribuinte terá, depois, de fixar a senha definitiva.
Além disso, os códigos para o Portal das Finanças só podem ser entregues a pessoas singulares, que terão de mostrar o cartão do cidadão ou o bilhete de identidade (acompanhado do cartão de contribuinte).
Casais: entregar IRS junto ou separado?
Outra mudança significativa é a entrega do IRS para os casais. Agora, o regime-regra para os contribuintes casados (ou em união de facto) é o da tributação em separado ainda que, por opção, seja possível entregar a declaração em conjunto, segundo o Dinheiro Vivo escreve hoje.
Por causa desta alteração, alerta o meio, cumprir as datas para a entrega do IRS ganhou ainda maior importância, sobretudo para os casados e unidos de facto. É que com a criação do regime-regra da tributação em separado, há prazos diferentes para cada um entregar a sua declaração de IRS se tiverem rendimentos de categorias diferenciadas, ou seja, se um tiver – por exemplo – recibos verdes e o outro não.
Para poder comentar deves entrar na tua conta